Blog

Fevereiro Laranja: Seja um HERÓI doador de medula

Imediatta-fevereiro-ima-dest-site-blog

Que tal você a partir deste mês se tornar um herói que salva vidas de verdade? Como? Simples, sendo doador de medula e levando a oportunidade de vida para pessoas com leucemia.

“Só em Curitiba temos 850 pessoas na fila esperando um doador compatível”, alertou a bióloga Jaqueline Morcelli Castro, do setor de hematologia do Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, que é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde).

O Hospital Nossa Senhora das Graças – HNSG é um dos maiores centros de saúde do Estado. É um hospital referência no Brasil e no mundo pela qualidade em tratamentos clínicos e cirúrgicos de alta complexidade, como Transplante de Medula Óssea e Hepático.

Em 2012 o HNSG gravou um vídeo elaborado por pacientes do setor de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba-PR, inspirado no vídeo das crianças do Seattle Children’s Hospital. Esta filmagem foi realizada por super-heróis que se doaram por meio da alegria, sonhos, esperança e fé – por um mundo repleto de amor, e inspirou muitos a se tornarem doadores.

Se ainda falta algum incentivo pra tomar essa decisão, assista este vídeo. Seja um doador de medula óssea, compartilhe esta ideia!

“A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla”. (David Hume). Filmagem e edição: Voluntários Felipe Torres Gonçalves e Vicente Filizola

Você deve estar se perguntando sobre o vídeo e como eles estão, afinal essa campanha é de 2012, não é?

Pois então. Aí está a maravilha de ser um doador. No final desta página você irá assistir o resultado. Após 5 anos, sete ex-pacientes que participaram do vídeo, agora curados da leucemia, retornaram ao HNSG para regravar o vídeo Stronger, que sensibilizou e mobilizou pessoas no Brasil em prol da solidariedade.

Mas antes: Saiba como funciona a doação de medula, um gesto que pode salvar vidas.

Quanto mais pessoas se prontificarem a se tornar um doador, mais chances os pacientes dessa fila de espera terão.

Quando um paciente necessita do transplante, realiza-se uma pesquisa de compatibilidade inicialmente entre seus familiares, colhendo amostras de sangue de seus pais e irmãos. A possibilidade de um irmão ser totalmente compatível é de 25% e entre os pais é inferior a 5%.

Se não houver possibilidade de existir um doador familiar, a alternativa é procurar um doador compatível nos registros de doadores voluntários de medula. O doador deve ter um grau de compatibilidade aceitável com o receptor/paciente.

A chance de ser encontrado um doador HLA compatível varia em função das características genéticas do receptor, podendo variar de 1 para 1000 a 1 para cada 1 milhão. O Hospital Nossa Senhora das Graças é referência internacional em Transplante de Medula Óssea (TMO). O procedimento é realizado quando a Medula Óssea doente ou deficitária é substituída por células normais de Medula Óssea, no intuito de reconstruir uma medula saudável. O transplante é indicado no tratamento de diversas doenças, não somente hematológicas, e, ainda ser realizado em crianças ou adultos.

Procure um hemocentro da sua região para fazer o cadastro de doador voluntário de medula óssea. Em Curitiba, pode ser no Hemepar, que fica na travessa João Prosdócimo, 145, no Alto da XV, logo atrás do Hospital Oswaldo Cruz. O telefone da unidade é (41) 3262-7676.

Instituto Pasquini – Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora das Graças
R. Alcides Munhoz, 433 – Mercês. Central de atendimento (41) 3240-6060

Hemobanco (Hospital Evangélico)
R. Cap. Souza Franco, 290 – Bigorrilho

Banco de Sangue Erasto Gaertner (BSEG)
R. Dr. Ovande do Amaral, 201 – Jardim das Américas

Biobanco do Hospital de Clínicas (HC)
Av. Agostinho Leão Junior, 108 – Alto da Glória

Referência https://www.hnsg.org.br/doacao-de-medula/

Compartilhar

A Imediatta RH está no mercado há 23 anos e vem progressivamente se destacando por oferecer soluções ideais na área de Recursos Humanos.

Rua Brigadeiro Franco, 3309 Rebouças
Curitiba - PR
Rua Duílio Calderari, 1949
Loja 03 - Jardim Paulista
Campina Grande do Sul - PR
Rua João Pessoa, Nº 617 Bairro América
Joinville - SC
0800 580 2794

imediatta@imediattarh.com.br