Blog

5 atitudes para você ser mais produtivo em sua vida

Adobestock_121921606-scaled

por Maria Claudia – CEO Grupo Imediatta

Vivemos em um mundo extremamente rápido, com mudanças significativas acontecendo diariamente, porque não dizer em algumas horas. Uma notícia, uma nova tecnologia, uma nova descoberta ou mesmo uma crise fazem com que nossos planos precisem ser reajustados. O profissional que hoje está inserido no mercado de trabalho e à mercê dessa realidade tem a necessidade de uma postura flexível e estratégica para desenvolver métodos que atendam  expectativas do mundo corporativo.

A palavra método vem do grego – méthodos, de metá e hodós, que significa, literalmente, caminho para chegar a um fim.

No futuro detalharemos muitas outras estratégias e atitudes que permitam você se tornar um profissional melhor, mais qualificado e atento ao que as empresas buscam. Agora, vamos falar sobre o alicerce. Aquilo que todos devem ter em mente para que qualquer método tenha sucesso, seja eficaz e torne o objetivo alcançável conforme o planejado. Vamos lá?

  • Visualize o resultado. Pode parecer estranho, mas uma coisa que potencializa a possibilidade de sucesso é começar pelo fim. Isso mesmo, vamos começar por visualizar o resultado que desejamos em nossa mente. Crie esse hábito no seu dia a dia. Ao iniciar um trabalho, pensar num novo projeto, etc. Pare e imagine, construa o resultado final na sua mente.

    Junto com essa prática se pergunte. Qual é o meu propósito com isso?

    Vamos imaginar que esteja iniciando seu dia de trabalho, então, dentro dessa perspectiva pare alguns minutos para construir na sua mente um dia de trabalho muito produtivo.  Ao construir mentalmente o seu dia, pode atrelar esse objetivo ao propósito de um reconhecimento na empresa, solidificar sua imagem como o melhor candidato àquela promoção ou mesmo apenas sentir-se realizado no final do dia.

  • Educabilidade.  É a qualidade daquele que é educável. O ser humano possui educabilidade, ou seja, pode ser educado. E neste contexto estamos falando da capacidade humana de aprender, de ser orientado, de absorver conhecimento e neste conceito, é imprescindível que desenvolva uma mentalidade de aprendiz. Em outras palavras, é a capacidade de um indivíduo reagir positivamente às ofertas de informação e formação para a sua qualificação profissional.

    Observe o mundo e dessa observação sempre tire um aprendizado, uma lição, uma oportunidade de ser melhor amanhã. Eu sempre digo – Não sou a melhor pessoa do mundo, apenas sou melhor do que fui ontem.
  • Planejamento.  Saiba quais os passos você precisa para alcançar o resultado. Detalhe as etapas da sua jornada e escolha a melhor ferramenta para ter isso visualmente. Escolha a que melhor se adapta ao seu perfil, pode ser de uma simples agenda ou caderno, até novas tecnologias digitais, o que realmente importa é ter claramente definido o passo a passo.

    Esta etapa pode ser concluída com uma série de métodos e ferramentas que estão à sua disposição. Análise de SWOT, Canvas, 5W2H, Coaching, etc. Nós vamos conversar mais sobre este tópico no futuro e lhe dar conhecimento sobre os principais e mais utilizados hoje.
  • Prática. Coloque em prática seu planejamento, seu aprendizado, evolua a partir da prática. O conhecimento não é nada se não for utilizado de maneira a proporcionar uma melhoria para si, ou para o mundo. Assim, inicie mais este hábito, Observe – Estude – Aprenda – Pratique. Com a prática vem a excelência e assim uma nova qualidade, uma nova habilidade, um novo talento. Esta é a etapa que faz de você melhor que ontem.

  • Compartilhe. Se a prática te faz melhor, compartilhar te faz reconhecido. Uma das qualidades mais buscadas no mundo corporativo e vista como uma habilidade do profissional do futuro a gestão de pessoas está diretamente relacionada com a sua disponibilidade de desenvolvê-las, de transferir seu conhecimento compartilhando o que te fez alcançar o resultado para que mais pessoas possam passar para uma condição de melhor produtividade, desempenho e resultado. Gosto muito daquela frase – Uma vela não se apaga ao acender outra.

Quero aproveitar esta oportunidade de participar do seu dia e lhe dar uma opção para adquirir mais conhecimento e novas habilidades. Venha seguir o Grupo Imediatta nas mídias sociais.

Um excelente dia pra ti!

Compartilhar

A Imediatta RH está no mercado há 23 anos e vem progressivamente se destacando por oferecer soluções ideais na área de Recursos Humanos.

Rua Brigadeiro Franco, 3309 Rebouças
Curitiba - PR
Rua Duílio Calderari, 1949
Loja 03 - Jardim Paulista
Campina Grande do Sul - PR
Rua João Pessoa, Nº 617 Bairro América
Joinville - SC
0800 580 2794

imediatta@imediattarh.com.br