Blog

Como planejar a contratação de colaboradores temporários para o final do ano?

Estamos cada vez mais próximos das festas de final de ano e não é difícil encontrar empresas que precisam de uma ajuda extra para esse período. Afinal, a melhor forma de atender grandes demandas sazonais é fazendo a contratação de profissionais temporários.

Com eles, o seu negócio consegue reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar o atendimento ao cliente. Tudo isso sem ter preocupações com gastos com desligamento após o fechamento do contrato.

Mas, para tirar o maior proveito desse tipo de contratação é fundamental se planejar, para que qualquer tipo de imprevisto e prejuízo seja evitado. Pensando nisso, separamos 6 dicas que vão te ajudar a se planejar para a contratação de temporários para o final do ano.

Determine a quantidade

A primeira coisa que você deve fazer se está considerando a contratação de temporários para final do ano é definir quantos funcionários a sua empresa precisará contratar para esse período.

Para obter essa resposta, você deve levar em consideração principalmente o volume de serviço esperado. Um comparativo com os anos anteriores, se for o caso, pode te ajudar a ter uma noção do tamanho da demanda.

Outra questão relevante é a produtividade. Vale lembrar que o rendimento de novos contratados provavelmente não será o mesmo dos funcionários da casa. Afinal, é preciso levar em consideração o tempo de aprendizagem.

Por fim, esteja atento ao equilíbrio entre os setores. Imagine que você contratou um vendedor a mais para compor sua equipe. Esse investimento será em vão se o time que dá sequência à separação, faturamento e ao despacho de mercadorias não conseguir seguir o mesmo ritmo. Levando isso em consideração, talvez você perceba que outros setores também precisam de uma mão de obra extra.

Defina o período da contratação

Quando o assunto é a contratação de temporários para final do ano, boa parte dos comerciantes pode considerar que os meses de novembro e dezembro são os que possuem maior demanda. Sendo assim, a contratação de temporários por dois ou três meses pode ser o tempo ideal.

Porém, é possível que você precise apenas de um vendedor para a semana do natal e ano novo. Nesse caso, considere contratar o profissional um pouco antes. Dessa forma, você consegue garantir que ele estará totalmente adaptado ao serviço quando a demanda for mais alta.

De qualquer forma, é importante que esse período seja definido com antecedência. E você também não deve esquecer que há um limite com relação ao tempo máximo de contratação nessa modalidade.

De acordo com a lei, o trabalhador temporário pode ser contratado por no máximo 6 meses (consecutivos ou não), com possibilidade de prorrogação por mais 90 dias. Porém, se o trabalhador cumprir todos os 9 meses, ele só pode voltar a trabalhar na mesma empresa 90 dias após o término do contrato.

Facilite os procedimentos de contratação

É claro que cada empresa possui seus próprios processos seletivos, sendo que a burocracia pode ser maior ou menor, dependendo dos procedimentos internos. Independente disso, é fundamental se atentar aos prazos para que todo o processo de contratação seja feito com cautela.

E se você acha que os cuidados podem ser menores, já que estamos falando de um profissional temporário, saiba que está enganado. Afinal, é fundamental que todos membros da sua equipe, sejam eles fixos ou não, tenham um bom desempenho e que estejam alinhados com os valores da empresa.

Atenção com as entrevistas

Agendar entrevistas é uma das partes mais importantes na hora da contratação de temporários para final do ano. É nesse momento que a contratante tem a oportunidade de conhecer o profissional pessoalmente, verificar sua postura e saber mais sobre suas experiências e habilidades.

Imagine que você precisa contratar um vendedor, por exemplo. A entrevista é a oportunidade perfeita para verificar o quão comunicativo esse profissional é.

Porém, vale lembrar que essa também é uma das fases que mais demanda tempo. Por essa razão, é fundamental ter o máximo de cuidado na hora de selecionar os currículos. Antes de tomar qualquer decisão, certifique-se de que todos os candidatos selecionados para as entrevistas realmente possuem as habilidades e características necessárias para ocupar a vaga.

Não esqueça do treinamento

Só existe uma forma de garantir que o profissional temporário irá realizar o trabalho da forma que você realmente precisa. Estamos falando da realização de um treinamento completo.

Nesse momento, você não deve oferecer apenas orientações básicas. Dê dicas, se ofereça para ajudar e tirar dúvidas e procure manter um colaborador experiente acompanhando-o, ao menos nos primeiros dias. Além disso, se a sua empresa precisa de profissionais temporários com certa frequência, vale a pena ter um guia para facilitar todo o processo de adaptação.

Pode ter certeza que esse cuidado extra vai diminuir as chances de erros, mau atendimento e outros problemas que poderiam surgir eventualmente.

Conte com o apoio de uma empresa especializada

Você sabia que a única forma de fazer uma contratação temporária é por meio de uma empresa terceirizada? Se a sua empresa entrar em contato direto com o colaborador, esse profissional será considerado um funcionário contratado por tempo indeterminado. E esse modelo de contratação demanda maiores responsabilidades por parte da contratante.

Por essa razão, uma das principais dicas para a contratação de temporários para final do ano é contar com a ajuda de uma empresa especializada no assunto, como a Imediatta. Com o nosso apoio, a sua empresa não vai precisar se preocupar com obrigações trabalhistas e ainda vai poder contar com o melhor profissional para a vaga em aberto.

Se interessou pelos nossos serviços e deseja saber mais sobre o assunto? Clique aqui e confira.

< Voltar