Blog

Descubra o que faz as pessoas permanecerem em uma empresa

Você já deve saber que para conseguir obter os melhores resultados é fundamental ter as pessoas certas compondo o seu time. Mas, isso não é tudo. Pois, além de ter os melhores colaboradores, é preciso mantê-los satisfeitos. Afinal, somente dessa forma eles vão se sentir motivados a continuar trabalhando pelo sucesso da sua empresa.

 

Porém, a verdade é que muitos negócios ainda têm dificuldade para manter sua equipe engajada. Isso pode desencadear uma série de problemas, como baixa produtividade, ambiente de trabalho desagradável, grande número de faltas e aumento do turnover. Para te ajudar na retenção de talentos na era da pandemia, listamos sete fatores que fazem com que as pessoas queiram permanecer na sua equipe.

Processo de seleção

Um dos itens mais importantes dessa lista começa antes mesmo do colaborador ingressar na empresa. Quando o processo de seleção é feito de maneira correta, as chances do profissional desistir da vaga reduzem consideravelmente. Afinal, um recrutamento eficiente leva em consideração não apenas as capacidades profissionais do indivíduo, mas também seus objetivos para o futuro e se seus valores condizem com os da empresa.

Líderes inspiradores

O papel do líder é um dos mais importantes para quem deseja garantir a retenção de talentos na era da pandemia. Afinal, um bom líder mantém a equipe calma diante de uma crise, conquistando a confiança e admiração de todo o conjunto. Ele também lidera pelo exemplo, estimula a criatividade e faz com que as pessoas se sintam valorizadas.

 

Para você ter uma ideia do quanto esse papel é importante, saiba que pesquisadores das universidades de Harvard e Stanford comprovaram que um chefe ruim pode ser tão prejudicial para a saúde quanto ser um fumante passivo. Por esse motivo, procure sempre liderar pelo exemplo, trabalhando com ética e respeito. Caso contrário, uma barreira pode ser criada, prejudicando toda a relação.

Boa comunicação

A comunicação é uma via de mão dupla. Ou seja: ao mesmo tempo em que é importante que seus colaboradores te ouçam, também é fundamental ouví-los. Esse tipo de interação melhora a conexão, deixa a equipe mais confortável e faz com que cada pessoa se sinta como parte importante do processo. Sem falar que uma boa comunicação ainda evita ruídos que podem ser prejudiciais para o ambiente de trabalho.

Feedback

Os feedbacks são uma das práticas mais importantes para o desenvolvimento de um profissional. Mas, para que eles sejam realmente eficientes, é fundamental oferecer feedbacks construtivos. Elogie seus funcionários, reconheça os acertos e pontue o que deve ser melhorado, dando sugestões para essas mudanças. E lembre-se: todos os comentários devem ser feitos com respeito e empatia.

Qualidade de vida dos funcionários

Se antes a qualidade de vida não era um fator tão importante para as pessoas, hoje pode ser uma questão decisiva. Os profissionais dessa geração buscam o equilíbrio entre o trabalho e o lazer, dando sempre preferência para empresas com ambiente agradável e seguro.

 

Sendo assim, a companhia precisa se preocupar não apenas com o bem-estar físico do funcionário, mas também deve estar atenta à sua saúde mental. Evitar jornadas de trabalho muito cansativas, oferecer horários flexíveis e até mesmo a possibilidade de home office são algumas das ações que podem garantir a satisfação dos seus colaboradores.

Benefícios

Aqui nós não estamos falando apenas dos benefícios previstos por lei. Oferecer benefícios extras aos seus colaboradores pode ser um diferencial que vai te dar pontos positivos na hora do funcionário decidir se deseja seguir trabalhando na sua empresa.

 

Alguns exemplos de benefícios que estão entre os mais valorizados pelos profissionais, são: plano de saúde, odontologia, cursos e parcerias com academias. Já, se o seu negócio lida com metas, uma ideia interessante é oferecer bonificações quando elas são atingidas. Você pode presentear seu funcionário com uma viagem ou com uma taxa extra no salário, por exemplo.

Plano de carreira

Esse é um dos assuntos mais importantes para quem deseja garantir a retenção de talentos na era da pandemia. Afinal, se tem uma coisa que faz com que os colaboradores se mantenham motivados, é eles saberem que existe a possibilidade de crescer dentro da empresa.

 

Por esse motivo, a nossa maior sugestão é instaurar um plano de carreira dentro do seu negócio. E isso pode ser feito até mesmo nas posições que não oferecem grandes possibilidades de crescimento vertical. Nesses casos, investir no crescimento horizontal, com acréscimo no salário, por exemplo, é a melhor alternativa.

 

Após conferir todos os fatores que fazem com que um colaborador queira continuar trabalhando na sua empresa, esperamos que você tenha compreendido que o profissional de hoje busca experiências significativas, quer ser valorizado e deseja trabalhar em um ambiente saudável. Lembre-se disso e a retenção de talentos na era da pandemia será muito mais simples.

 

Gostou desse conteúdo? Clique aqui e confira mais dicas no nosso blog.

< Voltar