Blog

6 erros que um líder iniciante deve evitar

Ser um líder é um desafio enorme e exige muitas responsabilidades, o que torna a preparação muito importante para quem for assumir esse posto. Para os iniciantes isso é ainda mais evidente, pois existem alguns erros que são muito comuns e que devem ser evitados por aqueles que estão iniciando essa caminhada.

Se você está iniciando esta etapa da sua carreira ou se preparando para o futuro, precisa conhecer até mesmo o que não deve fazer e quais são as falhas mais corriqueiras que deve tomar cuidado para não fazer na hora de se tornar líder.

Este conteúdo foi feito especialmente para que você comece sua jornada como líder com o pé direito e se destaque logo de cara por seguir um bom caminho!

Por que é preciso se preparar e conhecer os erros que um líder deve evitar?

Muitos dos itens da lista a seguir podem parecer claros depois de um tempo, mas para um líder iniciante não são tão óbvios e causam danos que poderiam ser impedidos com uma boa preparação.

Comandar uma equipe é uma missão complexa e todo conhecimento é necessário para liderar o time, tomar as melhores decisões e conduzir a equipe à conquista dos objetivos definidos.

Além disso, ao não cometer essas falhas você terá uma liderança muito mais eficiente e com menos chances de equívocos que atrasam e atrapalham o andamento de projetos. Sabemos que é impossível não errar nunca, mas diminuir ao máximo e não repetir os deslizes dos outros vai ser fundamental para solidificar seu papel como líder.

Para isso não acontecer, é só conferir as dicas com os erros que os líderes iniciantes devem evitar que vamos falar a seguir.

6 erros que um líder iniciante deve evitar

Aqui estão algumas falhas que vale a pena conhecer para não cometê-las quando você estiver dando seus primeiros passos na liderança de uma equipe na empresa.

1 – Centralizar as tarefas

Delegar as tarefas faz parte de um líder, mas é algo que muitos profissionais têm dificuldade de colocar em prática – principalmente quando se está começando. Parte importante da sua função é obter os melhores resultados de toda a equipe, algo que é feito quando o líder sabe distribuir as atividades adequadamente e sem sobrecarregar a si próprio ou algum outro colaborador.

Lembre-se que nem sempre é você quem precisa fazer algo, pois conta com uma equipe preparada para isso. Delegue, acompanhe a apoie sempre que necessário, pois assim você terá uma equipe mais produtiva e terá o tempo necessário para cumprir suas outras obrigações.

2 – Não gerenciar bem as pessoas

O relacionamento interpessoal é uma das mais importantes atribuições de um líder dentro de uma empresa. Colaboradores são humanos e não podem ser tratados como máquinas ou números em nenhum momento.

Um bom líder deve se preocupar também com a qualidade de vida dos integrantes da equipe e tomar decisões que levem isso em consideração. Afinal de contas, funcionários que se sentem realizados costumam trabalhar melhor e são bem mais produtivos.

3 – Ser individualista

Não se esqueça que agora suas ações não influenciam apenas a sua vida, mas afetam o rumo da equipe ou até mesmo de toda a empresa. Não pensar coletivamente é um erro comum quando se é um líder iniciante em uma companhia, mas que pode acabar atrapalhando o seu desenvolvimento.

Analise sempre como suas decisões vão impactar seu departamento e leve em consideração se elas serão benéficas para a empresa e os colaboradores ou apenas para você. Seu sucesso depende dos outros também, não é apenas de você.

4 – Falar mais do que ouvir

Sabe aquela história de que temos dois ouvidos e apenas uma boca para que escutemos mais do que ouvimos? Então, ela se aplica muito bem para quem acabou de se tornar líder em uma empresa.

Ouvir o que seus comandados têm a dizer, quais são as demandas e sugestões deles é importante para ter uma base de informações muito mais completa na hora de executar um planejamento, delegar uma tarefa ou fazer uma escolha importante.

Outra vantagem é que isso faz com que os colaboradores sintam mais confiança em você e se abram mais, facilitando a comunicação com eles e ajudando a melhorar ainda mais o ambiente corporativo.

5 – Pensar e agir como se fosse um colega

Esta é uma dica muito importante para quem deseja manter um bom relacionamento com os funcionários, mas deseja manter as funções bem definidas. Ser um líder não significa ter postura de ditador e se sentir superior, mas é preciso lembrar que você tem novas responsabilidades agora e que não é mais um colaborador tradicional.

Suas decisões devem ser feitas com cuidado, mas pensando no que é melhor para a empresa. A dica anterior mostrou a importância de saber ouvir, mas ser um líder quer dizer que você deve ponderar as demandas e tomar a melhor decisão possível.

6 – Esquecer de desenvolver a equipe

Ser um líder iniciante pode parecer complicado pois são tantas funções que devem ser feitas ao mesmo tempo e nenhuma delas pode ficar para trás. Uma delas é esquecer de cuidar do desenvolvimento da equipe e individual de cada talento dela.

Promover o trabalho em equipe, conhecer os pontos fortes – e os pontos fracos – e treinar seus colaboradores é um dever de uma boa liderança e irá ajudar a melhorar a produtividade de todos e atingir as metas.

É bastante coisa, não é mesmo? Mas com o tempo você verá que elas são mais fáceis do que pensa e que colocá-las em prática só trará benefícios para a sua carreira, equipe e empresa.

Para ler mais conteúdos como esse é só acessar o nosso blog e ver mais dicas, curiosidades e materiais sobre o mundo corporativo.

< Voltar