Blog

Porque terceirizar serviço de recrutamento e seleção?

Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas buscam incessantemente otimizar seus processos para aumentar a produtividade. Na área de recursos humanos, isso também acontece, e uma das principais formas de melhorar o rendimento do setor é optar por terceirizar recrutamento e seleção.

Ao tomar essa decisão, a empresa pode usufruir de inúmeras vantagens, como redução dos gastos, agilidade no processo e diminuição das chances de ocorrerem problemas trabalhistas. Confira a seguir todos os benefícios desse investimento e saiba como escolher a melhor empresa para terceirizar recrutamento e seleção.

A seguir, separamos cinco dicas para te ajudar a conseguir o melhor aproveitamento do trabalho temporário para empresas.

Quais são as vantagens de terceirizar recrutamento e seleção?

Todo empreendedor sabe o quanto é importante ter uma equipe capacitada e que tenha valores compatíveis com os da empresa. Justamente por esse motivo, é normal que os líderes prefiram centralizar as contratações dos colaboradores, buscando manter uma alta qualidade no processo de recrutamento e seleção. Porém, o que muitos não percebem é o quanto pode ser vantajoso terceirizar essas demandas.

Aumento da eficiência

Quando a administração de uma empresa se ocupa com o recrutamento e a seleção de candidatos, acaba ocupando boa parte do seu tempo com essas tarefas. Consequentemente, outras atividades recebem menos atenção, como o planejamento do negócio e a criação de estratégias.

Ao terceirizar recrutamento e seleção, a contratação segue sendo feita com qualidade e a equipe de RH passa a ter mais tempo para analisar indicadores, avaliar o desempenho dos funcionários, realizar treinamentos e desenvolver ações para reter talentos.

Foco na qualidade

O grande número de obrigações do cotidiano pode acabar prejudicando a qualidade das contratações de uma empresa. Como resultado, a companhia pode acabar selecionando pessoas que não estão alinhadas com os valores da marca. Isso é um grande risco tanto para o clima organizacional, quanto para o planejamento da empresa. Afinal, podem ocorrer discussões, a rotatividade pode aumentar e também pode ser necessário fazer uma nova seleção, demandando mais tempo e dinheiro.

Ao transferir essa responsabilidade para uma consultoria, esse tipo de equívoco é evitado, pois uma equipe de especialistas terá o dever de encontrar os melhores candidatos para trabalhar na sua empresa.

Processo mais rápido

Não é novidade que todo o processo de contratação demanda vários recursos e um dos mais importantes é o tempo. Essa tarefa conta com vários passos, como descrever a vaga, divulgá-la, fazer entrevistas, analisar currículos, realizar dinâmicas, provas, testes, entre outros.

 

A partir do momento que essas demandas são transferidas para uma empresa terceirizada, todo o processo acontece de forma mais ágil. Afinal, a responsável deve utilizar metodologias específicas para a necessidade do cliente. Sem falar que a companhia tem mais tempo para se preocupar com outras questões, economizando o tempo da equipe e liberando espaço na agenda dos gestores.

Redução de custos

Se você ainda acredita que terceirizar esse serviço encarece o processo, vamos te mostrar que, na verdade, essa decisão é um investimento. Basta colocar no papel os gastos com todas as atividades que uma contratação demanda da sua equipe e você perceberá que é muito mais vantajoso optar pela terceirização.

Sem falar que a equipe que antes era responsável pela seleção, poderá se ocupar com outras tarefas, aumentando a produtividade da empresa. E, se for o caso, você nem mesmo precisará manter um profissional exclusivo para isso. Já que, ao contratar uma terceirizada, você só pagará pelo serviço quando realmente precisar dele.

 

Diminuição de problemas trabalhistas

Você já deve saber que questões trabalhistas podem gerar muita dor de cabeça para um empresário. E para que elas sejam evitadas, é fundamental estudar e compreender as leis trabalhistas do nosso país. Lembrando que essas causas podem não só tomar tempo, mas também dinheiro, impactando negativamente a empresa.

Como selecionar a melhor empresa para recrutamento e seleção de candidatos?

Agora que você já decidiu terceirizar recrutamento e seleção, está na hora de definir qual será a empresa responsável por essa tarefa. O ideal é contar com uma especialista no assunto, que garanta a escolha dos melhores candidatos para o seu negócio.

O Grupo Imediatta, por exemplo, conta com mais de 120.000 excelentes currículos no banco de dados, desenvolve metodologias para atender as necessidades de cada cliente, realiza o serviço com qualidade e rapidez e ainda acompanha os resultados, para verificar se o candidato realmente está atendendo às expectativas.

Quer terceirizar recrutamento e seleção com o Grupo Imediatta? Clique aqui!

< Voltar