Blog

5 dicas para aproveitar o trabalho temporário para empresas da melhor forma possível

Com a proximidade das festas de final de ano, a expectativa do mercado é que as compras comecem a subir. Consequentemente, a demanda aumenta e a probabilidade das empresas contratarem profissionais temporários também cresce. Apesar dessa ser uma das melhores formas de solucionar necessidades sazonais, algumas companhias ainda tem certo receio em investir nessa solução. Se você trabalha em uma delas ou se já contratou profissionais para serviços temporários, mas deseja saber como tirar melhor proveito dessa situação, está no lugar certo.

A seguir, separamos cinco dicas para te ajudar a conseguir o melhor aproveitamento do trabalho temporário para empresas.

O que é o trabalho temporário para empresas?

Antes de passar as dicas sobre como extrair o melhor do trabalho temporário para empresas, é preciso explicar o que caracteriza esse tipo de contrato. O trabalho temporário, como o nome sugere, é o trabalho que possui uma duração específica. Esse serviço é prestado por uma pessoa física para uma pessoa jurídica e se faz necessário por diferentes motivos, como para cobrir férias de funcionários fixos da empresa, afastamentos ou para ajudar negócios que passam por grandes impactos sazonais. O principal exemplo disso são as lojas que tem um aumento considerável de vendas perto de datas comemorativas e precisam de mais profissionais para atender as demandas desses períodos.

 

O contrato de um trabalho temporário pode durar no máximo 180 dias, podendo ser consecutivo ou não e até mesmo encerrado antes. Ele também pode ser prorrogado por mais 90 dias. Porém, depois de encerrado, a mesma pessoa só pode prestar serviços temporários para a empresa novamente após 90 dias.

Como aproveitar da melhor maneira possível o trabalho temporário para empresas?

Realize treinamentos

Não é apenas para os profissionais fixos que os treinamentos são importantes. No caso de um trabalhador temporário, receber orientações em um treinamento pode inclusive ser determinante para que a contratação traga bons resultados para o negócio. Afinal, dessa forma ele recebe instruções básicas do trabalho e também consegue conhecer melhor o negócio do qual fará parte nos próximos meses, como a missão, a visão, os valores e principais objetivos da empresa.

Acompanhe o profissional

Quando novos funcionários são integrados à equipe, sempre existe a possibilidade da despadronização do trabalho. Porém, se um colaborador experiente for orientado a acompanhar o novato, essas chances reduzem consideravelmente. Sem falar que, com essa supervisão, a probabilidade de ocorrerem erros também diminui e o profissional temporário poderá se adaptar com maior facilidade.

Abra espaço para uma nova perspectiva

Os profissionais temporários também podem trazer várias ideias novas para o dia a dia da empresa. Abra espaço para que eles deêm suas opiniões e leve em consideração suas sugestões e feedbacks. A visão de alguém novo, que normalmente já passou por outras empresas anteriormente, pode ajudar a empresa a evoluir em muitos sentidos. Lembre-se que ideias são sempre bem-vindas e que o negócio só tem a ganhar com isso.

Considere a efetivação

Essa pode ser uma boa ideia para agilizar os processos internos que envolvem a seleção de candidatos. Afinal, a empresa já conhece o profissional e sabe da sua capacidade. Em contrapartida, o trabalhador também já sabe realizar o serviço com maestria, o que é compravado pelo interesse da companhia em contratá-lo. Isso exclui a necessidade de um novo treinamento, que seria imprescindível para um colaborador recém-chegado.

Conte com uma empresa especialista

Para que uma companhia consiga contratar um profissional temporário, ela precisa fazer isso pelo intermédio de uma outra empresa. Essa é a forma legal de atuar, evitando qualquer tipo de problema jurídico. Mas, não procure por qualquer empresa. Uma especialista no assunto, como a Imediatta, pode oferecer inúmeras vantagens, como: facilitar burocracias, realizar treinamentos, supervisionar o profissional temporário e substituí-lo imediatamente (se necessário). Além disso, a Imediatta ainda possui uma expertise que permite que ela encontre o melhor colaborador possível para preencher a sua vaga. Sem falar que todas as responsabilidades trabalhistas ficam por conta da Imediatta, como salários, vale-transporte, vale-alimentação, previdência, acidente de trabalho, entre outros benefícios.

 

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Clique aqui!

< Voltar