Blog

Gestão de RH 4.0: o que é e qual o futuro da profissão

De tempos em tempos observamos algumas mudanças tão radicais que elas marcam época. É exatamente isso que estamos vendo no setor de recursos humanos, que está vivenciando a era do RH 4.0, que apresenta algumas das principais tendências da área.

Ficar por dentro desse movimento é essencial para todo profissional que deseja acompanhar o que de mais moderno ocorre nesse importante departamento e não aceita ficar para trás.
Se você ainda não domina esse tema e quer saber tudo sobre o que o tema que vai definir o futuro do RH e como ele vai impactar a sua vida, é só ler esse texto até o fim.

O que é RH 4.0?

Assim como a tecnologia, as finanças e os demais setores de uma empresa, o recursos humanos se renova constantemente e é necessário manter um acompanhamento constante das principais novidades. Mas o que está acontecendo agora é tão importante que uma nova geração está em curso.

Conhecida como RH 4.0, ela se caracteriza pela utilização da tecnologia cada vez mais integrada com as atividades que os profissionais da área executam diariamente. Ao contrário do que muitos pensam, ela não é sobre ter um novo software, mas sim como você irá lidar com ele.

Essa tendência coloca o RH em uma posição muito mais estratégica dentro da gestão de uma companhia, fazendo com que a atuação de um profissional da área seja muito mais efetivo no cuidado dos talentos da empresa e no engajamento dos colaboradores.

Revolução Industrial: a quarta geração

É importante ressaltar que o RH 4.0 não está sozinho e faz parte de um movimento muito maior que está mudando para sempre a maneira como as empresas funcionam.
Batizada como a quarta geração da Revolução Industrial, ela é um novo marco na maneira como os principais setores da economia mundial atuam. Cada geração trouxe um elemento que impactou e mudou tudo que existia até então, e não é diferente agora.

Gerações da Revolução Industrial
1ª → Vapor
2ª → Novos meios de produção
3ª → Automação
4ª → Tecnologia da informação

Trabalhar com o auxílio de robôs, inteligência artificial e Big Data tem sido normal e parece que é quase impossível imaginar um futuro onde essas tecnologias não fazem parte das nossa rotina no trabalho e até mesmo na vida fora dele.

Esse movimento tem feito toda a diferença em praticamente todos os setores de uma empresa, e não seria diferente com o recursos humanos. Seja bem-vindo ao futuro, ao RH 4.0!

Qual o futuro do profissional de recursos humanos?

Se toda uma área muda, é claro que isso atinge também os profissionais que atuam dentro dela. Na verdade, até mesmo que não trabalha no RH já está começando a perceber a diferença em relação ao que era antes.
Com o apoio da tecnologia para a execução de tarefas mais burocráticas e rotineiras, a equipe de RH poderá focar em ações que realmente trazem valor para a empresa. Isso significa uma nova abordagem com os outros colaboradores e em ações que aumentem o engajamento de todos.
Isso significa que o profissional de recursos humanos será ainda mais importante do que já é, pois é por meio dele que a empresa poderá aumentar a produtividade de todos e crescer como sempre sonhou. Tudo isso graças à tecnologia, que torna o trabalho muito mais efetivo e voltado para o que a companhia mais precisa.

Importância de se manter atualizado

Mais do que querer, ficar por dentro das principais novidades e tendências de RH é algo necessário para todos. Lutar contra isso é o mesmo que ser desfavorável ao progresso e avanço da área, além de ser inevitável.
A grande questão é a velocidade de adaptação. Quanto mais rápido você for, mais destaque terá e consequentemente mais produtivo em suas tarefas diárias. Aqueles que demorarem a compreender, dominar e utilizar da melhor maneira a tecnologia terão mais dificuldades e podem derrapar por um tempo.

Dados, softwares e robôs já fazem parte do nosso dia a dia e isso será mais presente também no âmbito profissional. Para crescer é preciso acompanhar as tendências de RH e compreender como elas irão afetar as suas ações dentro da empresa.

E agora, como proceder com o RH 4.0?

Manter-se aberto para o que está por vir e encarar as novidades com curiosidade e interesse são pontos fundamentais para o presente e o futuro do RH. Todos os dias surgem softwares, técnicas e práticas que tornam a sua atuação melhor e proporcionam mais eficiência para a empresa.
Encarar o RH 4.0 é um passo inevitável para quem deseja evoluir no setor e fazer a diferença no recursos humanos e para a companhia como um todo.

O RH é um assunto que nós gostamos muito e que já falamos outras vezes no blog. Clicando aqui você confere mais conteúdos sobre isso e fica por dentro de mais novidades da área.

< Voltar