A liderança em meio ao caos da COVID-19
Coordenar uma equipe é sempre um grande desafio, mas em um situação como essa isso é ainda mais crucial. Como o atual momento é de incerteza, é preciso que o líder oriente o time e direcione o barco nas águas turbulentas.
O caso é tão crítico que é certo que os prejuízos e retrações venham. Mas isso não quer dizer que seja hora de jogar a tolha e apenas esperar pelo pior. Com as atitudes certas é possível passar por essa fase com danos menores, aprender lições valiosas e sair ainda mais forte depois que tudo finalmente acabar.
Por isso, nós separamos 4 ações que os líderes devem fazer nas empresas durante a crise atual provocada pelo Coronavírus. Quanto mais cedo isso for colocado em prática, melhor será o futuro da companhia depois da pandemia.
Não centralize a tomada de decisões
Você é o líder, mas não é a única pessoa dentro da empresa. Saber delegar é uma das melhores qualidades de um profissional e cai muito bem em um momento como esse. Estabeleça diretrizes e orientações, mas deixe que os outros também se manifestem e apresentem ideias e soluções.
Nem sempre será possível que um diretor ou gestor tome uma decisão importante. E aí, o que fazer? É importante que essa capacitação para decidir seja feita em integrantes dos mais diversos níveis hierárquicos. Cada um dentro das suas atribuições precisa ter as condições para fazer algumas escolhas sem ter que depender da autorização de um superior.
Não espere demais
É comum que em grandes companhias uma importante decisão leve semanas ou até mesmo meses para ser tomada. Definitivamente, não há tempo para prazos tão longos durante uma pandemia que está assustando a todos.
Um líder deve ser perspicaz e notar todos os sinais na hora de definir quais serão os próximos passos. Ocasiões como essa exigem que o líder se antecipe e não espere acontecer para ter que encontrar a solução depois que tudo acontecer.
Mas atenção: isso não significa que é preciso recorrer ao instinto e tentar adivinhar o que vai acontecer. Mantenha por dentro de todos os fatores e tome uma decisão eficiente, na hora certa e com base em fatos.
Tenha empatia com a equipe
Sim, você deve tomar decisões em nome da empresa, mas nunca sem levar em conta o lado humano de cada colaborador. Todos estão abalados em uma hora dessas e o papel do líder pode servir para ajudar a melhorar ou piorar tudo de vez.
Qual caminho você pretende seguir?
Ter empatia pelas pessoas é algo valioso em qualquer momento, ainda mais durante uma pandemia. Para isso, você deve sempre considerar o impacto das suas decisões e dos acontecimentos externos na vida de todas as pessoas da empresa. Isso vai fazer com que você tenha uma noção ainda maior do peso da liderança e como é importante se manter centrado em uma hora dessas.
Compartilhe as informações
Nada pior do que viver em um momento de tensão e não ter nenhuma resposta. Para evitar ser a pessoa que causa isso, sempre jogue limpo e mantenha todos atualizados das decisões e caminhos que a empresa vai seguir daqui em diante.
Mostre que a empresa está buscando boas soluções e mantenha um canal de comunicação aberto para ouvir (e responder) todas as solicitações de cada integrante do time.