O que é uma pesquisa de clima organizacional?
Ela é formada por um questionário que avalia as ações que estão sendo propostas na companhia e o que cada colaborador pensa sobre isso. Ela funciona como uma forma de medir a satisfação dos funcionários e ajuda o departamento de recursos humanos a identificar pontos que devem ser melhorados.
Essa série de perguntas vão questionar o colaborador sobre pontos importantes que interferem direta ou indiretamente na motivação de cada um. As questões abordam desde temas relacionados a empresa e também pontos envolvendo o convívio interpessoal.
É importante ressaltar que apenas realizar uma pesquisa de clima organizacional só por fazer não irá ajudar a solucionar os problemas de uma empresa. Este questionário deve ser feito por profissionais capacitados e as perguntas precisam ser bem executadas e pertinentes.
Se você não sabe como fazer ou não obteve bons resultados anteriormente, não hesite em procurar ajuda profissional. Contar com a ajuda de especialistas em pesquisas de clima organizacional vai ser muito útil, pois os resultados colhidos serão mais precisos e relevantes.
Quem faz e como aplicar?
Essa pesquisa deve ser desenvolvida e aplicada pelos responsáveis pela gestão de pessoas da empresa, o gerente de recursos humanos ou mesmo o próprio empresário, mas o recomendado é que ela seja realizada por profissionais capacitados na área.
Aqui na Imediatta identificamos que muitas empresas acabam não tendo sucesso na aplicação da pesquisa por não simplesmente não saber como fazer. Por isso, nosso time de profissionais se especializou na realização delas para nossos clientes.
Além da qualidade das perguntas elaboradas, a maneira como essa avaliação é aplicada também impacta no resultado final. A realização deve ser espontânea por parte dos colaboradores. Ou seja, destaque a importância, mas não obrigue quem não se sentir confortável a fazer.
Quando um funcionário responde contra a vontade ele acaba interferindo no desenvolvimento do projeto pois “mancha” o recolhimento de dados. A melhor maneira de conseguir mais adesão é mostrar que a pesquisa de clima organizacional é um ótimo caminho para a empresa ouvir o que os colaboradores pensam e buscar melhorar nas questões mais sensíveis.
Outro fator essencial para o êxito é a divulgação dos resultados. Isso mostra transparência para a equipe e aumenta a lisura de todo o processo.
Quais os benefícios da pesquisa de clima organizacional?
Manter um bom ambiente, com colaboradores motivados e desenvolver ações que aumentem a produtividade da equipe é o sonho de toda empresa. Mas como descobrir o que deve ser feito sem saber o que seus colaboradores desejam?
Pois é exatamente esse o maior benefício da pesquisa de clima organizacional. Ela indica quais as maiores necessidades e desejos dos seus funcionários e funciona como um guia para o planejamento dos próximos passos da empresa nesse sentido.
Os resultados servem para corrigir os problemas mais sentidos pelos integrantes e também para atender os anseios deles. Além disso, usando a pesquisa a empresa ganha mais um canal de comunicação com os clientes. Muitas vezes os colaboradores não se sentem confortáveis de dizer certas coisas de outras formas, mas preferem responder por meio do questionário.
Como e quando fazer?
Muitas empresas fazem essa pesquisa uma vez e abandonam a ideia, já outras fazem tantas vezes que os resultados já não são mais tão relevantes. Então qual a periodicidade adequada?
O ideal é manter uma regularidade na aplicação, estabelecendo intervalos frequentes. Muitas companhias que aplicam a pesquisa de clima organizacional com sucesso costumam fazê-la semestralmente ou anualmente.
Mas e como colocar em prática essa ideia? A seguir nós apresentamos algumas dicas importantes para quem deseja aplicar esse questionário na empresa. Confira:
Elabore bem as perguntas: de nada adianta conseguir o engajamento de todos na pesquisa, se ela for mal feita. Bons resultados só são obtidos com ótimas perguntas, por isso elas devem ser pertinentes e relevantes para os colaboradores e também para a empresa.
Nem muito grande, nem muito pequeno: a quantidade de questões é um dos fatores que devem ser tratados com muito cuidado. Se fizer poucas perguntas irá desperdiçar uma ótima oportunidade para conhecer mais informações dos seus colaboradores. Se fizer muitas, irá cansar todos e receber respostas pouco elaboradas.
O número ideal é entre 40 e 60 questões. Mais do que isso poderá tornar a realização longa demais e isso não é nada bom. Mas lembre-se mais do que a quantidade, preocupe-se também com a qualidade, conforme vimos no tópico anterior.
Online ou offline: não se preocupe se não houver uma maneira digital de realizar a prova. Por mais que facilite, esse fator não é tão importante quanto os anteriores na hora de realizar a prova.
Pode fazer as perguntas em um questionário digital ou físico, de acordo com a estrutura disponível. O importante é fazer bem feito.
Coloque em prática: de nada adianta ter todos esse dados se nada for feito com eles. Com o resultado em mãos é hora de desenvolver ações que aumentem a motivação e o engajamento dos seus colaboradores, conforme o que foi respondido por eles.
Não se esqueça que se nada for feito a motivação tende a piorar e uma grande oportunidade de melhoria será desperdiçada.
Utilizando a pesquisa de clima organizacional da melhor forma a sua empresa terá em mãos uma grande chance de engajar mais seus colaboradores e aumentar a produtividade como um todo.
Quer saber como melhorar isso ainda mais? Então confira os serviços que a Imediatta tem para a sua empresa otimizar a gestão de pessoas.