O que fazer para melhorar a produtividade do time de vendas?
Boa parte da produção apresentada pelos vendedores de uma companhia é influenciada pela ação do gestor responsável pela área. Seja um gerente, diretor ou até mesmo o dono da empresa, as decisões, estratégias e atitudes tomadas por este profissional geram um enorme impacto em todos do departamento.
Isso demonstra a importância de se estudar o assunto e conhecer melhor as necessidades e oportunidades que os vendedores da sua equipe possuem.
Por mais que pareça complicado, existem algumas ações que são são eficazes na melhoria do desempenho da equipe de vendas. A seguir, nós listamos as principais delas que você precisa conhecer e colocar em prática na sua empresa.
1 – Trabalhe com metas claras e bem definidas
Ninguém consegue chegar onde quer, se não souber onde deseja ir. Este princípio básico deve seguir também em sua empresa, principalmente quando se está planejando aumentar a produtividade do seu time de vendas.
Ter uma meta bem definida ajuda até mesmo quando ela não é atingida. Fica muito mais fácil de identificar erros no processo, onde o sistema de vendas pode ser melhorado e qual o desempenho individual de cada integrante.
Pense comigo, como você poderá cobrar de alguém se nem você deixou claro qual era o objetivo?
2 – Invista na montagem da melhor equipe possível
Selecionar os melhores vendedores é parte crucial do processo de formação de uma grande equipe. Quando este processo é feito desde o começo a sua empresa já sai ganhando logo na chegada de uma cara nova dentro do time.
Uma boa equipe de vendas deve ter um perfil heterogêneo, com habilidades, características e valores pessoais complementares. Esta troca de experiências é extremamente benéfica e ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional de todos os envolvidos. Logicamente a empresa é beneficiada também ao colher os frutos de um trabalho tão bem feito.
4 – Seja o líder, mas também conte com ajuda
Dar o bom exemplo é o primeiro passo para ser um líder inspirador de um grupo de vendedores. Ensinar como se aplica boas técnicas de vendas e onde é possível melhorar é uma das principais funções que o responsável pela área pode fazer para “mostrar como se faz”.
Mas atenção, isso não significa que você deve fazer tudo por conta própria e não ouvir com atenção os colaboradores.
Além de ser um guia, procure atuar como alguém aberto a ouvir opiniões, sugestões e ideias de todos os integrantes da equipe. Usar o suporte do seu time vai fazer com que mais caminhos surjam e também criar um sentimento de pertencimento nos vendedores. Essa motivação extra vai aumentar a produtividade do seu time de vendas e vai fazer com que todos “vistam a camisa” da empresa com mais vontade.
5 – Ofereça as condições necessárias para conseguir os resultados
Pode parecer simples, mas ter um bom equipamento, um ambiente de trabalho agradável e com boas instalações e investir em tecnologia faz uma enorme diferença no resultado final.
Desde de uma boa estrutura física da empresa, até uma internet rápida, todo investimento realizado acaba retornando no formato de vendas.
Além disso, outro fator essencial é contratar um bom serviço de Customer Relationship Management, popularmente conhecido como CRM. Estas plataformas são as melhores amigas dos vendedores dedicados e ajudam muito a cultivar um bom relacionamento com os clientes e turbinar as vendas.