O que levar em consideração na hora de contratar um vendedor?
Existem excelentes profissionais no mercado buscando uma oportunidade, mas será que todos eles servem para a sua empresa? Provavelmente não. Isso se deve ao fato de que as necessidades que um cargo exige nem sempre é preenchida por qualquer candidato.
Isso torna todo o processo de recrutamento e seleção mais desafiador, pois exige muito mais cuidado por parte da empresa.
Para evitar erros é necessário que você defina quais são as características necessárias para a posição e procure por candidatos que ofereçam as qualidades que você procura.
Desde o momento do anúncio deixe claro o que a sua companhia está esperando do próximo vendedor, o que a posição exige e conte um pouco de como será a rotina do profissional. Isso evita que pessoas que não se encaixem no perfil procurado atrapalhem o processo seletivo.
Saiba como anunciar a vaga
Falando no anúncio, a forma de como você divulga a vaga também é importante e interfere na procura para preencher a posição. Certifique-se de não apenas divulgar em vários canais, mas principalmente anunciar nos locais certos.
Redes sociais, LinkedIn e sites de vagas são algumas opções das mais utilizadas. Antes de começar, verifique onde estão a maior parte dos possíveis candidatos e procure a plataforma mais fácil de alcançá-los. Quanto mais bons profissionais ficarem sabendo da oferta, maiores serão as suas chances de contratar a pessoa certa para este cargo tão importante.
Recrutamento e seleção: os momentos cruciais para montar uma equipe de vendas
Nem todo vendedor é igual. Isso não significa que alguns sejam melhores ou piores que os outros, mas sim que não é qualquer um que irá se encaixar nas características que a sua empresa precisa para poder crescer.
Uma boa hora de separar quem tem mais chance é por meio da entrevista de emprego. Este é um dos momentos que você pode conhecer um pouco mais dos candidatos e perceber quais são as habilidades, comportamento e ambições de cada um dos entrevistados.
Saber fazer uma boa entrevista é um dos maiores desafios de uma equipe de RH. Este é o momento em que você pode perceber pontos importantes que não constam no currículo, o que é essencial quando falamos de como contratar uma boa equipe de vendas. Nessa conversa você poderá saber mais sobre o que cada candidato espera do futuro profissionalmente e se ele se encaixa no perfil procurado pela companhia.
Outra etapa que deve ser realizada com o máximo de planejamento e cuidado é a dinâmica de grupo. Se a socialização é importante para a imensa maioria das profissões, ela é indispensável para quem trabalha com vendas. Observar o comportamento dos candidatos durante essa ação irá ajudar a tomar a melhor decisão sobre quem você deve contratar.
No entanto é preciso que a dinâmica de grupo seja bem planejada e atenda às necessidades da vaga, caso contrário ela não será útil e você só perderá tempo e dinheiro.
Dicas preciosas para contratar uma boa equipe de vendas
A seguir nós apresentamos algumas dicas que você deve levar em consideração na hora de selecionar novos integrantes para o seu time de vendedores.
Valorize o diferencial de cada vendedor: não foque em ter apenas uma equipe homogênea. Ter profissionais com diferenciais irá trazer novas oportunidades para o time como um todo
Sempre fique atento ao mercado: nunca se sabe quando um colaborador irá partir, por isso mantenha um banco atualizado de candidatos que possa ser acionado quando for necessário contratar
Procure por pessoas que saibam trabalhar em equipe: por mais que as habilidades individuais sejam importantes, nunca deixe de levar em conta o aspecto coletivo. Essa fator pode ser determinante para o crescimento da sua empresa
Compartilhe a decisão na hora de contratar: uma boa ajuda na hora de selecionar um novo colaborador nunca é demais. Para isso, conte com a avaliação de outros profissionais capacitados para fazer o melhor processo seletivo possível
Como contratar uma boa equipe de vendas é um processo importante, leve em conta essas dicas para recrutar os melhores profissionais do mercado. Esse é o primeiro passo para aumentar seus lucros e turbinar o crescimento da sua empresa.
Para conferir mais conteúdos como esse acesse o nosso blog e veja mais dicas de gestão e RH para o seu negócio.