1 – Uso da tecnologia
Não tem como negar que o mundo está cada vez mais digital e que processos analógicos estão ficando para trás em uma velocidade quase surpreendente. Realizar processos com a ajuda da tecnologia é um dos principais rumos do mercado corporativo em geral, e também uma das tendências de RH de mais destaque para 2020.
Uso da inteligência artificial, big data e softwares será cada vez mais comuns nas empresas, mesmo as de menor porte. Aquelas que se anteciparem vão conseguir bons resultados mais cedo e podem obter boas vantagens perante a concorrência.
Dentro disso, podemos destacar também o uso de soluções na nuvem. Elas facilitam a organização de dados e processos e tornam toda a atuação do setor de recursos humanos mais dinâmica.
2 – Gamificação
Para algumas pessoas a vida é um jogo. Mas agora podemos dizer que isso está se tornando realidade. A gamificação é uma das tendências de RH por poder ser aplicada em diversos momentos, como treinamentos, ações de engajamento e até mesmo em processos seletivos.
A ideia é transformar algo em um jogo, com objetivos e recompensas. Dessa forma, o colaborador é constantemente estimulado e não há mais riscos de alguém ficar “acomodado”.
3 – Mobile e flexibilidade
Já não é de agora que os empregos estão mais flexíveis, com horários e obrigações distintas para cada colaborador. Mas a partir do próximo ano isso deve se intensificar. Com a chegada dos millennials, também conhecidos como Geração Y, uma nova leva de talentos está chegando e eles já não querem as mesmas coisas que os antepassados.
Trabalhar em um horário maleável ou fazer um home office são tendências de RH para 2020 e por muitos anos. Quanto mais cedo você se adaptar às mudanças, mais atraente a sua empresa será.
4 – Monitoramento em tempo real
Aquela ideia de um “Big Brother” observando todos os passos está a cada dia mais real, mas isso não quer dizer que seja algo ruim. Um dos exemplos é o monitoramento de talentos sendo feito periodicamente.
Esqueça aquelas avaliações semestrais ou anuais. Com o monitoramento em tempo real, os feedbacks se tornam mais dinâmicos e melhoram o rendimento dos funcionários com mais velocidade. Essa medida torna ainda mais simples a verificação da eficácia de ações e campanhas de engajamento do time.
5 – Experiência do colaborador
Não, não estamos falando do tempo que uma pessoa já tem de carreira, mas sim da vivência que cada pessoa terá dentro da empresa. Começando pelo recrutamento e seleção e sendo desenvolvida ao longo do tempo.
Ao implantar essa cultura na empresa, a companhia consegue aumentar o engajamento dos colaboradores. Mesmo aqueles que ainda estão no processo de seleção passam por isso, pois antes mesmo de entrar já são apresentados ao espírito da empresa.
Ter isso sempre foi um desejo de qualquer gestor de recursos humanos, mas será a partir de 2020 que esse conceito será aplicado de vez nas empresas.
6 – Formação de líderes inspiradores
Buscar a excelência por meio do incentivo e inspiração será uma tendência do RH para 2020. Cada vez menos veremos um clima de pressão e cobrança absurda por resultados, que não trazem boas respostas e acabam desestimulando os colaboradores.
A partir do ano que vem, uma nova forma de gerar engajamento deverá ganhar força. A ideia é criar ações envolvendo os colaboradores para que um estimule o outro, reforçando o espírito de equipe e comprometimento com o time.
7 – People Analytics
Usar informações para obter o melhor dos seus colaboradores é algo que devemos monitorar em 2020. Essas ferramentas possibilitam verificar a situação da equipe antes dos problemas surgirem, possibilitando a antecipação das medidas.
Ser mais ativo e menos reativo é benéfico para a empresa, pois ela pode resolver conflitos, insatisfações e processos e operações que não estão funcionando adequadamente. Isso é mais rápido, eficiente e gera mais economia para a empresa que enfrenta menos problemas como a saída de colaboradores.