Blog

Quais são as competências de um bom profissional do futuro que a sua empresa não pode ignorar

Foto-capa-bom-profissional

[vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]Não podemos negar que o mundo corporativo está mudando radicalmente nos últimos anos. Desde que o mundo digital chegou de vez, novas atividades e funções estão sendo exigidas e quem quer se destacar precisa ter as competências do profissional do futuro.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, 35% das habilidades que serão exigidas nos próximos anos deve mudar se compararmos com o que vemos atualmente. Isso significa que os processos seletivos e de recrutamento de talentos irão passar por mudanças, para poder escolher as pessoas certas para o que está por vir.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”1342″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

As 8 competências do profissional do futuro

[/vc_column_text][vc_column_text]Mas o que será necessário? Há muito tempo, saber datilografar ou mexer no fax eram alguns dos requisitos que contavam pontos no mercado de trabalho. Esse tempo passou, máquina de escrever e fax já se tornaram relíquias e as exigências para um colaborador são outras.

Para descobrir quais são elas, nós separamos uma lista com as 8 competências do profissional do futuro que você precisa conhecer. De nada adianta ter uma empresa moderna, se seleção de novos integrantes para o time for antiga. Confira a lista.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

1 – Pensamento profundo e complexo

Sabemos que as máquinas podem pensar e fazer muitas coisas, as assistentes virtuais estão aí para prova. Mas há algo que ainda será de privilégio do ser humano: pensamento crítico.

Ter a capacidade de pensar em alto nível, elaborar hipóteses e encontrar significados que não são óbvios será algo cada vez mais levado em conta na hora de contratar uma pessoa. Aqueles que desenvolverem essa habilidade já largam em vantagem.

2 – Sociabilidade

Saber conviver em sociedade é uma arte que tem se perdido nos últimos anos. Quando falamos de ambiente de trabalho isso se torna ainda mais importante.

Pessoas com essa habilidade possuem uma capacidade de raciocínio mais aguçada e conseguem seguir os melhores caminhos, mesmo sob pressão. Isso melhora a confiança entre a equipe e torna as negociações e reuniões menos complicadas.

3 – Criatividade

Este profissional irá ler esta lista e ainda conseguirá pensar mais algumas capacidades extras. O perfil do profissional criativo sempre esteve em alta, mas deverá ser ainda mais procurado nos próximos anos.

Entre as competências do profissional do futuro, podemos apontar a criatividade como uma das mais importantes. Pessoas que costumam “pensar fora da caixa” e conseguem encontrar soluções que não sejam óbvias terão vantagem.

4 – Pensamento computacional

Na hora de selecionar um colaborador é comum perguntar sobre as habilidades digitais dele. Saber usar os recursos do Excel ou ser um fera no Photoshop ainda são interessantes, mas o futuro vai exigir muito mais do que isso…

Segundo o professor da UFRGS Christian Brackmann, o pensamento computacional é “é uma distinta capacidade criativa, crítica e estratégica de usar os fundamentos da computação nas mais diversas áreas de conhecimento com a finalidade de resolver problemas de uma maneira individual ou colaborativa”.

Isso quer dizer que o profissional terá que ter a junção da inteligência de uma máquina com a percepção única de um ser humano. As empresas que conseguirem captar esses profissionais terão grandes talentos em mãos.

5 – Multimídia

Ser bom em algo é importante, mas ser bom em várias coisas é melhor ainda. Já conhecida no meio do jornalismo, a capacidade de trabalhar em vários canais será cada vez mais apreciada pelas empresas.

Todos os dias surgem novas mídias, com tecnologias criativas e que proporcionam infinitas possibilidades para empresas e colaboradores. Aqueles que conseguirem se adaptar o mais rápido possível terão mais espaço no mercado de trabalho.

6 – Tomada de decisões

Em um mundo que fica cada dia mais veloz e dinâmico, ter a capacidade de tomar decisões firmes e competentes será muito valorizado. Além de saber ler e interpretar informações, uma das competências do profissional do futuro será a de fazer as melhores escolhas, principalmente em condições tensas e sob pressão.

Tudo isso passa por outras habilidades importantes, como a análise de dados e a capacidade de observação, traços de profissionais de destaque no mundo corporativo.

7 – Multidisciplinar

O mestre dos números, o profissional com dom artístico e o criativo. Essas qualidades sempre foram vistas nas empresas e indicavam que determinada pessoa era boa em alguma coisa. Por um longo período, até não muito tempo atrás, as especializações eram altamente requeridas, mas este perfil está perdendo espaço.

Nos próximos anos, a capacidade de transitar por várias áreas do conhecimento e de ter familiaridade com elas será o diferencial para quem deseja ter uma boa colocação no mercado.

Na hora de recrutar, a preferência será por pessoas que conheçam mais áreas e tenham uma boa transição entre elas.

8 – Interação com o mundo virtual

Quem já trabalha com home office já sabe que a comunicação virtual deve ser bem feita, para que a qualidade do trabalho continue com o mesmo padrão de quando se está no escritório. Nos próximos anos isso será ainda mais presente, o que dá espaço para os profissionais mais conectados.

Uma maneira de perceber essa habilidade, principalmente durante um processo seletivo, é a realização de entrevistas online e que exijam algum conhecimento do candidato sobre comunicação virtual. No futuro esta maneira de interagir será ainda mais parte do nosso cotidiano, e quem não quer ficar para trás precisa fazer parte desse movimento.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][vc_column_text]

Essas competências do profissional do futuro já devem ser percebidas nos próximos anos, principalmente entre as empresas que estão em constante inovação e buscam ficar por dentro das principais tendências.

Na hora de selecionar seus próximos colaboradores comece a perceber e levar em consideração os atributos citados nessa lista. As empresas, e o futuro delas, agradecem.

Gostou das nossas dicas? Então confira nosso blog e veja mais conteúdos como esse.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_raw_html]JTNDZGl2JTIwcm9sZSUzRCUyMm1haW4lMjIlMjBpZCUzRCUyMmNvbnZlcnNlLWNvbS1lc3BlY2lhbGlzdGFzLTJmZmJmNDhmMTYxZjk5ZjQzNjI5JTIyJTNFJTNDJTJGZGl2JTNFJTBBJTNDc2NyaXB0JTIwdHlwZSUzRCUyMnRleHQlMkZqYXZhc2NyaXB0JTIyJTIwc3JjJTNEJTIyaHR0cHMlM0ElMkYlMkZkMzM1bHV1cHVnc3kyLmNsb3VkZnJvbnQubmV0JTJGanMlMkZyZHN0YXRpb24tZm9ybXMlMkZzdGFibGUlMkZyZHN0YXRpb24tZm9ybXMubWluLmpzJTIyJTNFJTNDJTJGc2NyaXB0JTNFJTBBJTNDc2NyaXB0JTIwdHlwZSUzRCUyMnRleHQlMkZqYXZhc2NyaXB0JTIyJTNFJTBBJTIwJTIwbmV3JTIwUkRTdGF0aW9uRm9ybXMlMjglMjdjb252ZXJzZS1jb20tZXNwZWNpYWxpc3Rhcy0yZmZiZjQ4ZjE2MWY5OWY0MzYyOS1odG1sJTI3JTJDJTIwJTI3VUEtMTIyMDUzNTA0LTElMjclMjkuY3JlYXRlRm9ybSUyOCUyOSUzQiUwQSUzQyUyRnNjcmlwdCUzRQ==[/vc_raw_html][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row]

Compartilhar

A Imediatta RH está no mercado há 23 anos e vem progressivamente se destacando por oferecer soluções ideais na área de Recursos Humanos.

Rua Brigadeiro Franco, 3309 Rebouças
Curitiba - PR
Rua Duílio Calderari, 1949
Loja 03 - Jardim Paulista
Campina Grande do Sul - PR
Rua João Pessoa, Nº 617 Bairro América
Joinville - SC
0800 580 2794

imediatta@imediattarh.com.br