Entenda o conflito
O primeiro passo para resolver um conflito é buscar o máximo de informações possível para entender o que está acontecendo. Cabe ao líder a iniciativa de conversar com os integrantes da equipe e levar em consideração os argumentos apresentados por cada um deles. A partir daí, será possível avaliar e tomar decisões para mediar o problema.
Saiba ouvir e agir
Para que o líder consiga absorver os argumentos e justificativas dos colaboradores que estão envolvidos no conflito, é preciso saber ouvir. Isso não significa somente dar voz aos comandados, mas entender as reações e se colocar no lugar dos trabalhadores que estão passando por esse momento de embate.
Ao mesmo tempo, a equipe precisa entender claramente que a decisão final em qualquer situação de conflito cabe ao líder. Outra atitude muito importante é mostrar aos colaboradores que esse tipo de situação sempre gera um impacto em toda a estrutura de trabalho. Nessa etapa de resolução, reúna a equipe, converse individualmente com os envolvidos e depois com todos os colaboradores.
Comunicação
Um bom processo de comunicação no período que for utilizado para a resolução de um conflito é essencial para obter sucesso. Assim, elimine qualquer possibilidade de ruído. Afinal, mal entendidos podem agravar as desavenças e até torná-las insolúveis.
Para que a comunicação seja eficiente, o líder também deve saber ouvir porque, ao demonstrar interesse na opinião dos comandados, ele conquista a confiança da equipe e isso é essencial para mediar os conflitos.
Em qualquer reunião com a equipe ou nas conversas individuais com os trabalhadores, o líder precisa falar com clareza, colocando as informações de maneira direta.
Dividir para conquistar
Dividir a equipe em grupos menores pode facilitar o trabalho do líder na hora de solucionar um conflito. Ao mesmo tempo, manter os envolvidos na “briga” em ambientes diferentes pode acalmar os ânimos e levar, naturalmente, a um entendimento entre as partes.
Resolução
Para solucionar o conflito de uma maneira que mantenha o grupo unido, o líder precisa ser imparcial. Assim, a atitude que será tomada deve ser aceita por todos os integrantes para que não gere outros conflitos posteriormente.
Ao tomar uma decisão, o líder deve ser firme, mas não autoritário. Explique os motivos que levaram a essa atitude e faça com que os integrantes da equipe se manifestem a respeito. É muito importante que os colaboradores entendam, absorvam e realmente aprendam com a situação de conflito que foi criada.
A habilidade para administrar conflitos dentro da equipe deve ser levada muito a sério pelo líder. Afinal, a capacidade de solucionar desavenças rapidamente pode ser a chave para o sucesso ou para o fracasso de um projeto.