Quais são os benefícios?
Se você ainda acreditava que oferecer vantagens para o colaborador trazia benefícios apenas para ele, está enganado. A verdade é que ao ter um aumento na felicidade da equipe, a companhia tem uma grande melhora na produtividade. Afinal, quanto mais motivado, maior é a vontade do colaborador em trabalhar e trazer bons resultados para a empresa. Além disso, ao ter uma boa qualidade de vida no trabalho, o funcionário também se identifica com os valores da contratada, melhorando o engajamento. Isso, unido à um ambiente confortável e acolhedor faz com que o negócio seja atraente não só para quem já está na equipe, mas também para novos talentos. Dessa forma, a rotatividade é menor, reduzindo custos e fazendo com que a empresa seja mais competitiva no mercado.
O que deve ser feito?
Existem algumas ações que a entidade pode promover em prol da qualidade de vida de seus funcionários. Uma das mais utilizadas é a garantia de vantagens. Mas nós não estamos falando apenas dos básicos, como plano de saúde, vale-transporte e vale-alimentação. Outros diferenciais bastante procurados são: flexibilidade de horários, creche para filhos, possibilidade de home-office e descontos em serviços e estabelecimentos. Muitas empresas, inclusive, realizam parcerias com academias, por exemplo. O que nos leva ao próximo ponto: o incentivo à saúde. Nesse momento, é fundamental perceber que um profissional que esteja não apenas com o corpo, mas também com a mente em equilíbrio é muito mais produtivo. Por isso, a companhia deve não só estimular, mas também dar o exemplo para que os funcionários pratiquem atividades físicas, tenham uma alimentação equilibrada e se previnam contra o estresse e outros males.
Além disso, é importante garantir um bom ambiente de trabalho. Afinal, os colaboradores passam muito tempo nele. Algumas questões são fundamentais, como a limpeza, iluminação, temperatura e qualidade dos móveis e aparelhos. Mas não é só isso. A própria decoração também deve ser atrativa. E se você acredita que esses gastos não são relevantes, lembre-se de que qualquer desconforto é sinônimo de distração. O que certamente diminuirá a produtividade da equipe. E por fim, lembre-se de manter um clima positivo e harmonioso, garantindo um diálogo aberto. Dessa forma, o profissional se sentirá reconhecido e incentivado.