Teste técnico
O conhecimento técnico é essencial para um profissional da área de tecnologia. Aplique um teste baseado especificamente nos problemas que o candidato encontrará no serviço diário na empresa. Assim, é possível perceber claramente se o profissional apresenta o perfil desejado para exercer a função.
Ouça as opiniões da equipe de TI
Ninguém entende melhor os requisitos de uma função do que os funcionários que exercem esse trabalho diariamente. Portanto, permita que a equipe de TI também avalie os candidatos.
Procure indicações
Procure conversar com os profissionais da área para saber se algum trabalhador está disponível no mercado. Dessa forma, a possibilidade de acerto na escolha aumenta sensivelmente.
Você pode, inclusive, formalizar esse tipo de atitude dentro da equipe da empresa, dando liberdade para que os funcionários indiquem possíveis profissionais. Monte um banco com os dados dessas pessoas para que, quando for preciso, a busca por um candidato que tenha o perfil necessário para a vaga seja mais rápida.
Trabalho em equipe
A capacidade de trabalhar em equipe é essencial para um profissional de TI. Durante a avaliação do candidato, procure prestar muita atenção na forma com que ele se envolve com os outros funcionários na hora de executar uma tarefa.
Flexibilidade
Para trabalhar na área de tecnologia, o profissional precisa ter flexibilidade para lidar com cenários diferentes dentro da função exercida. Entre outras características, o candidato tem que ser dinâmico e encarar os problemas como uma parte natural do trabalho diário. Na hora da seleção, saiba identificar essas qualidades.
Existem muitos outros aspectos que precisam ser avaliados na hora de contratar um novo profissional da área de tecnologia. Porém, seguindo essas dicas, é possível traçar um perfil de um possível funcionário que tenha mais compatibilidade com os valores e necessidades da empresa.