Funcionários desmotivados
A desmotivação é um dos fatores mais comuns que fazem com que a equipe perca a produtividade. Portanto, é preciso notar se o trabalhador não tem mais a atitude positiva que demonstrava anteriormente, se não apresenta novas ideias para melhorar o ritmo de trabalho ou, em casos mais extremos, se passa a faltar ou a se atrasar rotineiramente.
Nesses casos, a ação do líder da equipe precisa ser rápida porque, ao ver que um dos integrantes está desmotivado, outros trabalhadores podem absorver esse estado de espírito e, assim, todo o ambiente ficará contaminado.
Existem vários fatores que podem indicar a desmotivação de um grupo, entre eles, a rotatividade de colaboradores, a falta de comprometimento, as reclamações constantes e a falta de confiança.
Equipe despreparada
Se os funcionários que integram uma equipe não são preparados para exercer as funções, os problemas certamente aparecerão. Essas dificuldades costumam surgir quando a empresa lança um produto novo, por exemplo, e os funcionários não sabem como oferecê-lo aos clientes.
Outra situação que certamente vai gerar problemas a curto prazo é o fato de os integrantes de uma equipe não conversarem entre si. Isso pode ser gerado por desentendimentos, timidez ou outros fatores. A falta de comunicação acaba criando grupos isolados, o que prejudica diretamente o trabalho e a produtividade de uma equipe porque informações importantes acabam ficando restritas a poucos funcionários.
Para evitar esses problemas, é essencial manter a equipe unida e construir permanentemente um ambiente de boa relação entre todos.
Queda de produtividade
Um dos indicadores de que as relações de trabalho entre os integrantes de uma equipe estão prejudicadas é a queda de produtividade. Esse tipo de situação pode ser causada por insatisfações com a liderança, problema de comunicação entre os funcionários ou mesmo falta de objetividade na liderança exercida pelo próprio gestor.
A opinião dos clientes
Invariavelmente, a opinião de um cliente sempre reflete de forma sincera a qualidade de um serviço. Se ele demonstra algum tipo de insatisfação, é sinal de que existem problemas. Assim, esse é um dos melhores termômetros usados para avaliar se os integrantes de uma equipe estão realizando o trabalho de forma adequada.
Falta de comprometimento com os prazos
Se o trabalhador costuma atrasar as tarefas que precisa desempenhar, é preciso entender os motivos que levam a esse tipo de atitude. Não cumprir os prazos estabelecidos pela empresa causa um impacto direto no faturamento da organização, pois um atraso no andamento de uma tarefa acaba gerando um efeito dominó no planejamento organizacional.
Metas que não são cumpridas
Objetivos que não são cumpridos causam prejuízos de forma imediata. Dessa maneira, o gestor precisa fiscalizar diariamente o andamento das metas que foram estabelecidas. Se o funcionário não cumpre esses objetivos, esse pode ser um sinal de que a equipe precisa passar por um treinamento especializado.
Falta de entendimento por parte dos funcionários
É muito comum que o trabalhador não tenha noção de que a função que ele desempenha tem impacto direto no organograma da corporação. De forma geral, é preciso que o funcionário entenda qual é o papel que ele precisa desempenhar dentro da empresa. Desenvolvendo essa percepção, todo o andamento das rotinas da corporação acontece de forma efetiva.