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4 ações que o líder deve fazer durante a crise do Coronavírus

Estamos vivendo uma das maiores crises dos últimos anos e ainda é cedo demais para prever quando ela vai acabar e tudo voltará ao normal. Situações como essa exigem que o líder conduza a empresa da melhor maneira, mas como agir diante da pandemia da COVID-19?

É plenamente comum que as pessoas estejam desorientadas e não saibam como proceder em um momento tão delicado. Cuidar da saúde e ao mesmo tempo pensar nos negócios exige uma capacidade que só os grandes líderes conseguem desenvolver.

Essa é uma daquelas horas em que é preciso ter uma postura diferenciada e guiar a equipe ao longo deste período cheio de dúvidas e até mesmo medo. Por isso, hoje vamos falar do papel dessa figura e quais práticas devem ser feitas para diminuir os danos e enfrentar esse cenário complicado.

O impacto do Coronavírus nos negócios e na sociedade

No final de 2019 uma gripe que surgia no interior da China começou a assustar a população local. De origem estranha e altamente letal, ela foi se espalhando rapidamente pelo mundo todo e transformando tudo pela frente.

Empregos, trabalhos e toda a vida que nós conhecíamos até o começo desse ano não são mais os mesmos. E no meio de tudo isso, ainda precisamos cuidar da saúde e tentar evitar ao máximo a contaminação pelo vírus.

Uma das medidas de combate é o isolamento social. Nele, todos devem ficar em casa durante o maior tempo possível e sair apenas para as atividades essenciais, como ir ao supermercado, farmácia ou hospital. Isso faz com que as empresas tenham que pensar em alternativas para se manterem com as portas abertas e atendendo durante a quarentena.

Em meio a tudo isso, estão as empresas e os trabalhadores. Como é de se esperar, boa parte dos profissionais está impedida de trabalhar. Isso faz com que tenham que ser encontradas soluções para esse grande problema da crise.

E é nessa hora que o papel de um líder durante a pandemia de Coronavírus se torna ainda mais essencial.

A liderança em meio ao caos da COVID-19

Coordenar uma equipe é sempre um grande desafio, mas em um situação como essa isso é ainda mais crucial. Como o atual momento é de incerteza, é preciso que o líder oriente o time e direcione o barco nas águas turbulentas.

O caso é tão crítico que é certo que os prejuízos e retrações venham. Mas isso não quer dizer que seja hora de jogar a tolha e apenas esperar pelo pior. Com as atitudes certas é possível passar por essa fase com danos menores, aprender lições valiosas e sair ainda mais forte depois que tudo finalmente acabar.

Por isso, nós separamos 4 ações que os líderes devem fazer nas empresas durante a crise atual provocada pelo Coronavírus. Quanto mais cedo isso for colocado em prática, melhor será o futuro da companhia depois da pandemia.

Não centralize a tomada de decisões

Você é o líder, mas não é a única pessoa dentro da empresa. Saber delegar é uma das melhores qualidades de um profissional e cai muito bem em um momento como esse. Estabeleça diretrizes e orientações, mas deixe que os outros também se manifestem e apresentem ideias e soluções.

Nem sempre será possível que um diretor ou gestor tome uma decisão importante. E aí, o que fazer? É importante que essa capacitação para decidir seja feita em integrantes dos mais diversos níveis hierárquicos. Cada um dentro das suas atribuições precisa ter as condições para fazer algumas escolhas sem ter que depender da autorização de um superior.

Não espere demais

É comum que em grandes companhias uma importante decisão leve semanas ou até mesmo meses para ser tomada. Definitivamente, não há tempo para prazos tão longos durante uma pandemia que está assustando a todos.

Um líder deve ser perspicaz e notar todos os sinais na hora de definir quais serão os próximos passos. Ocasiões como essa exigem que o líder se antecipe e não espere acontecer para ter que encontrar a solução depois que tudo acontecer.

Mas atenção: isso não significa que é preciso recorrer ao instinto e tentar adivinhar o que vai acontecer. Mantenha por dentro de todos os fatores e tome uma decisão eficiente, na hora certa e com base em fatos.

Tenha empatia com a equipe

Sim, você deve tomar decisões em nome da empresa, mas nunca sem levar em conta o lado humano de cada colaborador. Todos estão abalados em uma hora dessas e o papel do líder pode servir para ajudar a melhorar ou piorar tudo de vez.

Qual caminho você pretende seguir?

Ter empatia pelas pessoas é algo valioso em qualquer momento, ainda mais durante uma pandemia. Para isso, você deve sempre considerar o impacto das suas decisões e dos acontecimentos externos na vida de todas as pessoas da empresa. Isso vai fazer com que você tenha uma noção ainda maior do peso da liderança e como é importante se manter centrado em uma hora dessas.

Compartilhe as informações

Nada pior do que viver em um momento de tensão e não ter nenhuma resposta. Para evitar ser a pessoa que causa isso, sempre jogue limpo e mantenha todos atualizados das decisões e caminhos que a empresa vai seguir daqui em diante.

Mostre que a empresa está buscando boas soluções e mantenha um canal de comunicação aberto para ouvir (e responder) todas as solicitações de cada integrante do time.

Além de tudo isso, procure sempre fazer escolhas que melhorem o seu time como um todo e ajudem a formar uma equipe mais independente e que possa se adaptar às condições que surjam no futuro, como um home office ou qualquer mudança repentina que possa acontecer.

Mesmo que a situação atual seja grave e as perspectivas não sejam animadoras a curto prazo, as lições aprendidas agora ficarão para a vida toda e vão ajudar a ser um líder melhor daqui pra frente.

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