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6 dicas para obter uma boa produtividade trabalhando em home office

A pandemia do COVID-19 fez com que mais de dois bilhões de pessoas mudassem os hábitos radicalmente durante esse período. De uma hora para outra, todos começaram a fazer todas as atividades possíveis sem sair de casa, o que obrigou a prática do home office.

O isolamento social foi adotado como medida crucial para a contenção da disseminação, o que acabou impactando diversas atividades, como o trabalho, estudo e competições esportivas.

Cada área está tendo que se virar da melhor maneira para tentar seguir a vida enquanto se protege do coronavírus. No esporte, tudo parado até segunda ordem. Nos estudos, o EAD e a reposição das aulas perdidas ao final do ano foram as soluções encontradas.

No trabalho, para quem pode, a saída foi optar pelo home office.

Home office durante a quarentena

Manter o trabalhador em casa é a maneira mais segura de impedir a contaminação. Como a ordem das autoridades de saúde é essa, o jeito é tentar se adaptar o mais rápido possível para tentar manter a produtividade durante as próximas semanas.

Apesar de ser algo inédito para a vida da grande maioria, o home office possui muitos adeptos. As facilidades de trabalhar sem precisar se deslocar são muitas, principalmente o tempo economizado no trânsito e os gastos por comer fora de casa. Por outro lado, também trazem grandes responsabilidades, pois é papel dele cuidar da própria organização do tempo e das funções que deve exercer.

Isso porque é essencial que o profissional procure manter uma boa postura durante o expediente, pois ele continua com as mesmas obrigações com a empresa, apenas mudou provisoriamente de lugar.

Quer saber como fazer isso? Nós separamos 6 dicas para obter uma boa produtividade trabalhando em home office. Confira a seguir:

Defina um horário de trabalho

Uma das maiores facilidades do home office é poder organizar o próprio horário de expediente. Mas isso deve ser usado com sabedoria, ou pode se tornar uma grande complicação.

É dever do bom profissional entender que que o tempo para trabalhar é um e para as coisas pessoais, outro. Misturar as atividades ao longo do dia vai fazer com que o trabalho que era feito normalmente na empresa repentinamente comece a acumular em casa.

Claro que isso não é uma regra, pois existem pessoas que conseguem lidar muito bem com isso. Mas esse modelo de trabalho exige muita disciplina e comprometimento.

Organize suas tarefas

Um profissional executa muitas tarefas ao longo de um dia, algumas mais importantes que as outras. Para que tudo dê certo e nada fique pendente, é preciso que o trabalhador estabeleça uma rotina e mantenha tudo dentro dos respectivos prazos de entrega.

Muitas pessoas acabam relaxando um pouco e esquecendo da responsabilidade, que continua sendo muito importante como sempre é. Se for preciso, crie uma planilha ou tenha sempre em mãos uma agenda para ter um controle melhor de tudo que precisa ser feito.

Evite a procrastinação

Mesmo que exista o cafezinho e as conversas com o colega da baia ao lado, o ambiente de trabalho dentro de uma empresa é feito para que haja o mínimo de distração possível e todos possam focar nas atividades.

Mas isso é muito diferente quando falamos de trabalhar em casa.

Um dos maiores riscos do home office é a procrastinação, muito por conta da grande quantidade de fatores que podem distrair alguém ao longo do dia. Filhos, companheiros, televisão, celular, etc. São tantos fatores que podem tirar a atenção que fica até difícil lembrar de todos.

Para evitar isso, é necessário ter um grande autocontrole. O fato de estar em casa não significa que possa para a cada instante para ajudar alguém ou simplesmente assistir o seu programa favorito de todas as manhãs.

Lembre-se: você está trabalhando e este é o seu objetivo principal.

Tenha um espaço específico para trabalhar

Convenhamos, é difícil se concentrar como você precisa quando se está sentado na cama e ainda vestindo o pijama. Para manter a produtividade em alta, e ainda despertar com mais facilidade, é interessante tentar manter uma rotina próxima do seu normal.

Levante-se, tome o seu café da manhã e procure um lugar adequado para trabalhar. Se tiver um escritório será perfeito, mas até mesmo no quarto é possível deixar o ambiente propício para o trabalho.

O ideal é que você tenha uma mesa, cadeira e fique longe das cobertas ou de qualquer distração. Além disso, procure ter próximo todo o material que você poderá precisar ao longo do dia, assim como no seu lugar no escritório.

Mantenha uma boa comunicação

Você está em casa, mas não sozinho. Manter uma boa dinâmica e comunicação com a equipe é importante para tentar manter ao máximo as coisas como antes. Seja pelo WhatsApp, Skype, Slack ou qualquer outra plataforma, o que conta é que todos possam se falar ao longo do dia.

Estabelecer um canal adequado de comunicação é uma boa alternativa para minimizar a distância. Se for preciso, estabeleça com o seu time o melhor horário ou marquem reuniões no começo e no final do dia para discutirem tudo que for preciso.

Tenha todo o material necessário

Seu emprego exige que você tenha algum material especial ou um computador com uma capacidade maior do que o seu notebook pessoal? Então converse com a empresa e providencie tudo que for preciso para manter a produtividade em alta durante o home office.

Questões técnicas ou operacionais não devem atrapalhar o seu desempenho de maneira nenhuma, ainda mais sendo em um período de quarentena imposta por razões tão sérias. É obrigação do empregador fornecer tudo que for necessário, pois não é responsabilidade do colaborador arcar com a estrutura de trabalho.

Você já está trabalhando em home office? Aproveite então o seu tempo livre que economizou no trânsito e confira os artigos publicados no blog para dar um up na sua carreira.

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