Blog

Porque investir em autoconhecimento?

Descobrir mais sobre si mesmo é essencial para qualquer ser humano, mas isso se torna ainda mais relevante no mundo corporativo. Fatores essenciais como tomada de decisão, motivações e aspectos comportamentais precisam ser trabalhados, e a melhor forma de fazer isso é por meio do autoconhecimento.

Saber determinadas informações é empoderador e um importante aliado para os profissionais e também para as empresas. É o tipo de situação em que ambos saem ganhando, principalmente quando esse processo é feito de maneira profissional.

Há alguns anos as empresas passaram a dar mais importância para o desenvolvimento pessoal dos colaboradores, o que fez com que alguns pontos fossem trabalhados com mais atenção. Entre eles, o autoconhecimento.

O que é autoconhecimento?

Antes de continuarmos, é importante deixar bem claro o que é, e principalmente, qual a importância do autoconhecimento.

Autoconhecimento é o conhecimento de si próprio. A descoberta das próprias características, sentimentos e desejos. Esta prática utiliza a autoconsciência e do autodesenvolvimento para a busca da evolução como ser humano.

Muitas pessoas possuem uma grande sede de conhecimento e se interessam pelos mais variados assuntos, algumas decidem aprender mais sobre si. Essa busca por se conhecer traz inúmeros benefícios pessoais e também profissionais.

Pessoas que se conhecem melhor costumam aumentar a aptidão para algumas atividades e desenvolvem características importantes dentro da sociedade e do mercado de trabalho. Como era de se esperar, essa influência positiva contribui também para as empresas.

Autoconhecimento dentro do universo corporativo

Todo gestor de recursos humanos gosta de saber o máximo de informações relevantes sobre o perfil dos colaboradores. Isso facilita na hora de tomar algumas decisões e em outros aspectos dentro de um ambiente de trabalho.

Como saber qual a hora certa de promover um colaborador? Será que determinado profissional está satisfeito com o status atual dentro da empresa? Quais os desejos e sonhos de cada integrante do seu time? São tantas perguntas que parece até impossível resolver todas essas questões.

Felizmente, o autoconhecimento é um grande aliado nessa missão.

Por meio de testes de perfil comportamental é possível conseguir muitas informações sobre cada colaborador e aprender mais sobre cada um e quais ações devem ser tomadas. Assim como toda empresa precisa conhecer os clientes, o mesmo deve ser feito com o próprio time.

O que são os testes de perfil comportamental e quais os benefícios?

Cada pessoa é única e não há outra igual. Só por essa frase já dá pra perceber o tamanho o desafio que é trabalhar com uma equipe, mas isso não significa que não possamos compreender mais cada indivíduo.

A melhor ferramenta para isso é o teste presencial de perfil comportamental. Por meio dela é possível conhecer melhor a si mesmo e aproveitar todos os benefícios provenientes disso. O profissional que realiza essa avaliação consegue explorar melhor as próprias características, potencialidades e alcançar uma alta performance no trabalho.

Um dos fatores mais interessantes é a versatilidade que o teste de perfil comportamental apresenta para quem o faz. Seja um profissional que deseja encontrar uma nova oportunidade, alguém que deseja evoluir dentro de uma companhia ou alguém que está indeciso sobre qual deve ser o próximo passo, todos eles se beneficiam dessa avaliação.

Ele apresenta resultados que ajudam demais na evolução como pessoal e também no aspecto profissional. Conhecer a si mesmo com mais precisão ajuda a definir quais são os próximos passos e o que deve ser feito para atingir os objetivos.

E quem também ganha com a promoção do autoconhecimento são as empresas.

Apesar de ser um teste individual, existem vantagens coletivas e corporativas também. Quando uma companhia realiza testes presencial de autoconhecimento, todos acabam se beneficiando e contribuindo para o crescimento da equipe como um todo.

Essa ação vale como ouro e deve ser colocada em prática em todas as companhias, principalmente para aquelas que sentem que é possível extrair mais da equipe que já faz parte do quadro de empregados. Os resultados são tão transformadores que não seria exagerado dizer que a empresa ganha um fôlego novo com as descobertas individuais dos colaboradores.

O teste de perfil comportamental renova o ânimo e dá novas forças para cada um, o que, é claro, ajuda no crescimento de todos. Além disso, é essencial para o planejamento do departamento de recursos humanos, que passa a contar com um arsenal de informações para mexer positivamente e estimular ainda mais cada trabalhador.

Como fazer o teste de perfil comportamental?

Você já sabe que essa avaliação é importante e conheceu todos as vantagens, mas ainda não sabe como fazer, deve ter muito cuidado na hora de colocar isso em prática.

Assim como outras ações importantes de recursos humanos, a aplicação desse teste deve se feita por profissionais capacitados e que entendem do que estão fazendo. Por mais que seja tentador, não arrisque uma oportunidade tão preciosa para a empresa e para os profissionais.

A melhor solução é realizar o teste presencial de perfil comportamental, pois ele é o mais completo, preciso e feito seguindo métodos seguros e com ótimos resultados para todos. Aqui na Imediatta, nós contamos com uma equipe preparada para essa função e pronta para ajudar.

Depois de tudo isso não resta mais dúvidas do poder dessa ferramenta para o mundo corporativo. Assim como uma revelação, ela é capaz de mudar positivamente uma carreira ou o rumo de uma companhia.

Por isso, é preciso levar o desenvolvimento pessoal com seriedade e escolher com cuidado quem irá aplicar o teste, principalmente para aqueles que não querem desperdiçar uma grande oportunidade de evolução pessoal e profissional.

Para saber mais desse tema e conhecer mais soluções para a gestão de recursos humanos, conheça o nosso blog. Lá você encontra dicas, artigos e todos os conteúdos que você precisa para turbinar o desenvolvimento de colaboradores e da empresa.

< Voltar