Blog

Checklist para metas de 2020 de empresários de sucesso

Toda empresa que deseja crescer precisa se planejar e traçar objetivos a serem conquistados. Isso não é diferente com as pessoas que comandam estas companhias. Um empresário de sucesso precisa definir metas para melhorar pessoalmente e ser mais produtivo para a organização.

Por isso eu trouxe hoje o checklist com as 7 metas que todo empresário de sucesso precisa cumprir em 2020. Como este ano já está quase acabando, já está na hora de pensar no futuro e focar no que está por vir. A melhor maneira de fazer isso é se antecipando e começando agora a definir como será o seu comportamento a partir de janeiro.

Confira a lista e veja o que você precisa cumprir para poder ser um empreendedor melhor ainda no ano que está chegando.

Reclamar menos e fazer mais

Eu sei, você também e qualquer pessoa do planeta terra sabe que nem tudo é perfeito e que existem muitas coisas que podem ser melhoradas, principalmente quando falamos de negócios e do mundo corporativo.

Mas isso não significa que você deva ficar reclamando o tempo todo sobre tudo que lhe desagrada. Saber lidar com os problemas (sem reclamar constantemente) é uma capacidade que grandes gestores possuem e que você também deve cultivar. Não quer dizer que deva ficar calado o tempo todo, mas use a sua cota de reclamação com sabedoria.

Procure focar naquilo que está dando certo e aumente ao máximo a sua produtividade apesar das adversidades.

Conversar sobre ideias

Todo mundo tem alguma boa ideia, isso quando não é algo incrível. Mas para que elas possam se tornar realidade, e mudar a sua vida, é necessário que você exponha elas e converse constantemente com seus colegas de trabalho.

Boas soluções podem sair de um bate papo sobre qualquer assunto envolvendo a empresa, os negócios ou o mercado. Por outro lado, quando você guarda suas ideias para si, por piores que sejam, elas podem morrer sem nunca se tornarem realidade.

Um fator importante é que nem sempre uma ideia acontece sozinha. Ela pode desencadear outras ideias ou combinarem com as ideias de algum colega e formarem algo ainda maior e poderoso. Como fazer isso? Conversando com seus companheiros.

Focar em um habilidade que você quer ficar excelente

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre a melhoria de pontos fracos. Pegar algo que em você não é bom e tentar ficar um pouco melhor nisso. Sim, isso continua sendo válido, mas que tal tentar ser ótimo em algo que você já é bom?

Buscar a excelência em uma habilidade pode fazer com que você se torne um expert nela e passe a ser mais reconhecido na empresa e no mercado. Pessoas que são muito boas em algo tendem a serem vistas como exemplo e especialistas em determinado assunto.

Para 2020 uma de suas metas é ser incrível naquilo que você já faz bem.

Dica: aproveite nossa promoção para teste de perfil comportamental CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Fazer networking e novas parcerias

Conhecer mais gente, criar conexões e encontrar boas contatos sempre rendem bons frutos. Foque na ampliação da sua rede e aumente o seu networking. Uma boa forma de fazer isso é comparecer em feiras, convenções e eventos especializados onde você pode interagir com outros profissionais da sua área.

Manter um bom relacionamento é importante para o presente e principalmente para o futuro do seu negócio e da sua carreira. Como nunca sabemos quais serão as oportunidades que podem surgir amanhã, mantenha o maior número de contatos relevantes possível.

Focar 100% em resultados

Ter um objetivo claro nos resultados deve ser uma meta para todo mundo, mas para quem deseja se destacar isso é ainda mais importante. Empresários que são focados em resultados costumam tomar melhores decisões e se saem melhor em momentos delicados durante a jornada, principalmente quando é preciso agir rapidamente.

Em 2020 procure ser mais efetivo e focar naquilo que é realmente vital para conquistar os resultados desejados. Quanto menos impedimento e mais foco você tiver, melhores serão os números ao final do ano que vem.

Ter (e desenvolver) uma equipe de alta performance

Por melhor que alguém seja, ninguém trabalha sozinho. Essa lição deve estar no checklist de todos os empresários de sucesso em 2020. Confiar em sua equipe é essencial para realizar as metas definidas e também para a sua evolução pessoal.

Isso vale desde o recrutamento e seleção de um novo integrante, passando pelo desenvolvimento pessoal de cada um e chegando na confiança depositada durante os momentos cruciais que virão ao longo do ano. Cabe a você identificar os talentos e convocar profissionais para as posições carentes no seu time.

Dica: entenda sobre nossa solução de Recrutamento & Seleção

Desenvolver mais inteligência emocional

Saber sobre números, estatísticas e dados é importante para toda empresa e vai continuar sendo assim. Mas isso não vale muito se na hora decisiva você não tiver a inteligência emocional necessária para poder tomar a melhor decisão e seguir o caminho mais adequado para a sua empresa.

Aprender a lidar com a sua inteligência emocional pode ser um fator decisivo em momentos de negociação ou na hora de lidar com um conflito. Já deu pra perceber como isso é importante, né?

Todos estes itens são essenciais para os empresários que não querem ser apenas mais um número e desejam se destacar e crescer junto com a empresa em 2020. O ano é longo e dá tempo de ser um profissional melhor ainda focando nos itens deste checklist, portanto mãos à obra.

Também recomendamos:

Mini ebook: Segredos de sucesso de grandes líderes

O que você vai aprender com este material?

Conceitos de liderança corporativa

Características em comum de líderes de sucesso

Como influenciar pessoas e delegar com sabedoria

< Voltar