Blog

8 seriados indicados para empreendedores e gestores

Buscar inspiração é uma ótima forma de evoluir, descobrir coisas novas e estimular a criatividade. Mas engana-se quem pensa que isso pode ser feito apenas lendo livros técnicos ou acompanhando palestras. Empreendedores e gestores podem se inspirar assistindo seriados de TV também!

Desde que o streaming se consolidou, ficou muito mais fácil acompanhar vários programas ao mesmo tempo e assistir durante as horas de descanso. Além de se divertir e passar o tempo, dá para aproveitar para aprender valiosas lições de vida e do mundo dos negócios. É a melhor forma de unir o útil ao agradável.

Para facilitar a sua vida, nós separamos uma lista com os 8 seriados que os empreendedores e gestores vão amar. Trouxemos opções para todos os gostos, então confira nossas sugestões e inspire-se enquanto curte uma boa série.

1 – House of Cards

Onde está disponível: Netflix

Nada melhor do que aprender sobre gestão com o líder da maior potência econômica mundial, o presidente dos Estados Unidos. A história conta inicialmente a saga de Frank Underwood e como as relações, decisões e acontecimentos podem impactar uma carreira.

Mesmo quem não tem nenhuma ambição política pode aprender muito assistindo House of Cards. Durante as temporadas, além da evolução da trama e dos personagens, os espectadores acompanham como a busca pelo poder pode ser prejudicial quando ultrapassa os limites.

2 – Breaking Bad

Onde está disponível: Netflix

Ok, eu sei que a história de um produtor de metanfetamina pode não parecer aconselhável, mas ela é sim. Deixando de lado todos os crimes cometidos na série, aprendemos com Walter White importantes ensinamentos sobre empreendedorismo, principalmente relacionados ao conhecimento de mercado, cadeia de produção e desenvolvimento de produto.

Tirando a parte errada da história, dá para notar como um empreendedor organizado — e dentro da lei — pode ter sucesso empreendendo.

3 – Shark Tank – Negociando com Tubarões

Onde está disponível – Canal Sony e Netflix

Esse reality show mostra como grandes investidores escolhem projetos milionários para apoiar. Com conselhos diretos, observações pertinentes e críticas necessárias para qualquer empresa, Shark Tank é o programa perfeito para os empreendedores que estão buscando crescer.

Provavelmente você irá se identificar com alguns casos exibidos no programa e até mesmo com alguns problemas encontrados nas empresas participantes. Observe atentamente e absorva as principais dicas dos mentores.

4 – O negócio

Onde está disponível: HBO

Usando a profissão mais antiga do mundo como pano de fundo, a série brasileira da HBO mostra como é preciso inovar para sempre se manter relevante no mercado.

A série mostra como garotas de programa conseguem aumentar os ganhos com técnicas de gestão empresarial e marketing. A principal lição para gestores e empreendedores é que independentemente de qual seja a sua área de atuação é possível crescer e evoluir se você se dedicar e levar a sério o trabalho.

5 – Girlboss

Onde está disponível: Netflix

Esta comédia leve e divertida mostra o duro caminho que uma mulher passa ao empreender abrindo uma loja online. Depois de estar falida e sem perspectivas, Sophia Amoruso encontra nos negócios uma chance para se recuperar.

Em meio aos momentos divertidos, aprendemos valores importantes sobre persistência e como uma empresa passar por longas e tortuosas estradas até chegar ao sucesso. Girlboss é a pedida se você gosta de um conteúdo mais engraçado e que fala sobre empreendedorismo também.

6 – Mad Men

Onde está disponível: Netflix

Esta série mostra a vida de uma agência de publicidade nos anos 1960 em Nova York. Ao longo das temporadas, acompanhamos a rotina de Don Draper, que tenta atingir o sucesso e precisa lidar com o complexo ambiente de trabalho que ele possui.

Além disso, o espectador aprende como as marcas se relacionam com os clientes e conhece algumas das estratégias de marketing mais poderosas e que são eficientes até os dias de hoje. Mad Men une entretenimento com lições como poucas conseguem, tudo isso de maneira interessante.

7 – Suits

Onde está disponível: Netflix

Se tem uma coisa que bons advogados fazem muito, é estudar. Não apenas os casos e clientes, mas até mesmo os concorrentes. Nem precisa ser muito familiarizado com as leis para entender o porquê esta é uma das séries de televisão favoritas de empreendedores e gestores.

Nos episódios vemos o personagem assumindo riscos, tomando decisões arriscadas e planejando o futuro sempre. Sem esquecer que ele faz isso tudo enquanto lida com outros colegas e precisa cuidar das relações interpessoais.

Se você acha que isto é parecido com a vida de um empreendedor e gestor, pode ter certeza que sim.

8 – Silicon Valley

Onde está disponível: HBO

Acreditar em um sonho e desenvolver um negócio de sucesso é o desejo de milhões de pessoas, incluindo aquelas que nem começaram a empreender. Quem já está na estrada vai se identificar com as situações que os jovens do Vale do Silício passam nesta comédia da HBO.

Independentemente do fato de que a história mostra empreendedores que estão começando, todo empresário já passou ou está vivendo momentos similares aos dos personagens da série.

A tomada de uma decisão que pode impactar o futuro da empresa para sempre é apenas um dos fatores de identificação com Silicon Valley. Além disso, a comédia rende boas risadas e é uma das séries mais indicadas para empreendedores e gestores.

Gostou da nossa lista? Já conhecia todas as nossas indicações? Escolha a que mais te interessou e comece a maratonar agora mesmo. Sempre é bom quando podemos aprender mais sobre negócios, lições de vida e de gestão, mas é melhor ainda quando podemos fazer tudo isso e nos divertir ao mesmo tempo.

E já que estamos falando em aprendizado, aproveite para conferir os outros conteúdos que estão disponíveis em nosso blog. São dicas e materiais interessantes esperando por você.

< Voltar