Blog

Tendencias-rh-2020-1

[vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]Conhecer as principais tendências de RH é um dever de toda empresa que deseja crescer e se manter moderna. Todos os anos novas práticas surgem, e algumas delas podem ser bem importantes para organizar a companhia.

Em um mercado de trabalho que está cada vez mais dinâmico e as mudanças ocorrem em uma velocidade surpreendente é preciso prestar atenção no que está surgindo. Se você já acha que está tudo indo muito rápido agora, prepare-se, pois nos próximos anos isso tende a ser ainda mais intenso.

Por isso, é importante se antecipar e conhecer agora as principais tendências de RH para 2020. Algumas delas já estão sendo percebidas nas empresas agora, mas tendem a ficar mais fortes para o ano que vem e já devem ser adotadas pelas empresas mais antenadas e que não gostam de ficar para trás.

Para você conhecer todas elas e já poder se organizar com antecedência, nós separamos as mais importantes para você ficar de olho no que está por vir. Confira a lista com as 7 principais tendências de RH para 2020![/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”1418″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

1 –  Uso da tecnologia

Não tem como negar que o mundo está cada vez mais digital e que processos analógicos estão ficando para trás em uma velocidade quase surpreendente. Realizar processos com a ajuda da tecnologia é um dos principais rumos do mercado corporativo em geral, e também uma das tendências de RH de mais destaque para 2020.

Uso da inteligência artificial, big data e softwares será cada vez mais comuns nas empresas, mesmo as de menor porte. Aquelas que se anteciparem vão conseguir bons resultados mais cedo e podem obter boas vantagens perante a concorrência.

Dentro disso, podemos destacar também o uso de soluções na nuvem. Elas facilitam a organização de dados e processos e tornam toda a atuação do setor de recursos humanos mais dinâmica.

2 – Gamificação

Para algumas pessoas a vida é um jogo. Mas agora podemos dizer que isso está se tornando realidade. A gamificação é uma das tendências de RH por poder ser aplicada em diversos momentos, como treinamentos, ações de engajamento e até mesmo em processos seletivos.

A ideia é transformar algo em um jogo, com objetivos e recompensas. Dessa forma, o colaborador é constantemente estimulado e não há mais riscos de alguém ficar “acomodado”.

3 – Mobile e flexibilidade

Já não é de agora que os empregos estão mais flexíveis, com horários e obrigações distintas para cada colaborador. Mas a partir do próximo ano isso deve se intensificar. Com a chegada dos millennials, também conhecidos como Geração Y, uma nova leva de talentos está chegando e eles já não querem as mesmas coisas que os antepassados.

Trabalhar em um horário maleável ou fazer um home office são tendências de RH para 2020 e por muitos anos. Quanto mais cedo você se adaptar às mudanças, mais atraente a sua empresa será.

4 – Monitoramento em tempo real

Aquela ideia de um “Big Brother” observando todos os passos está a cada dia mais real, mas isso não quer dizer que seja algo ruim. Um dos exemplos é o monitoramento de talentos sendo feito periodicamente.

Esqueça aquelas avaliações semestrais ou anuais. Com o monitoramento em tempo real, os feedbacks se tornam mais dinâmicos e melhoram o rendimento dos funcionários com mais velocidade. Essa medida torna ainda mais simples a verificação da eficácia de ações e campanhas de engajamento do time.

5 – Experiência do colaborador

Não, não estamos falando do tempo que uma pessoa já tem de carreira, mas sim da vivência que cada pessoa terá dentro da empresa. Começando pelo recrutamento e seleção e sendo desenvolvida ao longo do tempo.

Ao implantar essa cultura na empresa, a companhia consegue aumentar o engajamento dos colaboradores. Mesmo aqueles que ainda estão no processo de seleção passam por isso, pois antes mesmo de entrar já são apresentados ao espírito da empresa.

Ter isso sempre foi um desejo de qualquer gestor de recursos humanos, mas será a partir de 2020 que esse conceito será aplicado de vez nas empresas.

6 – Formação de líderes inspiradores

Buscar a excelência por meio do incentivo e inspiração será uma tendência do RH para 2020. Cada vez menos veremos um clima de pressão e cobrança absurda por resultados, que não trazem boas respostas e acabam desestimulando os colaboradores.

A partir do ano que vem, uma nova forma de gerar engajamento deverá ganhar força. A ideia é criar ações envolvendo os colaboradores para que um estimule o outro, reforçando o espírito de equipe e comprometimento com o time.

7 – People Analytics

Usar informações para obter o melhor dos seus colaboradores é algo que devemos monitorar em 2020. Essas ferramentas possibilitam verificar a situação da equipe antes dos problemas surgirem, possibilitando a antecipação das medidas.

Ser mais ativo e menos reativo é benéfico para a empresa, pois ela pode resolver conflitos, insatisfações e processos e operações que não estão funcionando adequadamente. Isso é mais rápido, eficiente e gera mais economia para a empresa que enfrenta menos problemas como a saída de colaboradores.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][vc_column_text]Essas são algumas das principais tendências de RH para 2020, e com certeza teremos mais novidades durante o decorrer do ano. Para manter a sua empresa sempre atualizada é importante manter-se por dentro de tudo de novo que está ocorrendo no setor.

Para conferir mais artigos sobre a gestão de recursos humanos acesse o nosso blog. Lá você confere diversos artigos com dicas para você e sua equipe terem o melhor desempenho possível.

Aproveite também para conhecer as nossas soluções em RH e ver como podemos ajudar a sua empresa a otimizar esta importante questão.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Compartilhar

A Imediatta RH está no mercado há 23 anos e vem progressivamente se destacando por oferecer soluções ideais na área de Recursos Humanos.

Rua Brigadeiro Franco, 3309 Rebouças
Curitiba - PR
Rua Duílio Calderari, 1949
Loja 03 - Jardim Paulista
Campina Grande do Sul - PR
Rua João Pessoa, Nº 617 Bairro América
Joinville - SC
0800 580 2794

imediatta@imediattarh.com.br