Blog

Happy-millennials-700x450

[vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_empty_space][vc_column_text]Os mais jovens estão realmente ocupando o mercado de trabalho. Com um espírito renovado e cheios de energia, a liderança de millennials já começa a ser sentida nas empresas. Mas o que será que isso significa? Existe diferença entre um millennial e um líder mais velho?

Cada geração possui algumas características que os definem. Seja no comportamento, na maneira de falar e até mesmo de se vestir. No ambiente de trabalho isso não seria diferente, principalmente com uma nova leva de profissionais inquietos e que buscam sair do básico.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”1311″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Millennials no mercado de trabalho

Faz alguns anos que os primeiros profissionais nascidos nos anos 90 começaram a ocupar cargos nas empresas, com um estilo marcante e presença diferente do que as companhias estavam acostumadas.

Os millennials não nasceram na era da internet, mas viram ela crescer junto com eles e se adaptaram à uma rotina com computadores e celulares desde a adolescência. Esta nova forma de viver o mundo também é sentida no ambiente corporativo, com comportamentos e pensamentos mais dinâmicos e menos apegados ao tradicionalismo.

Contratar um talento dessa faixa etária significa ter um profissional que não se acomoda, mas que também pode querer mais mudanças do que você estava acostumado. Como tudo na vida, trata-se de uma questão com pontos positivos e negativos.

Boas organizações costumam mesclar e incluir colaboradores de diversas faixas etárias em uma mesma equipe. Tal prática é extremamente positiva, pois cada um contribui para a empresa com vivências e olhares diferentes sobre cada situação.

Esses profissionais possuem algumas características de destaque no ambiente de trabalho. As principais são:

Inovação

Pensar “fora da caixa”, fazer diferente e criar soluções que ninguém imaginava são traços que os millennials carregam na carreira. Saber identificar e extrair isso é papel do líder e traz inúmeros benefícios para a empresa.

Impacto na empresa

Ter pessoas que agem de maneira diferente e pensam de uma nova forma só contribui para a companhia. Isso refresca os ares e agita as coisas dentro da companhia.

Diversidade

Millennials são conhecidos por quebrar padrões e não se encaixarem nas estruturas tradicionais da sociedade. Quanto mais diversidade e pluralidade (de pessoas e ideias) uma empresa tiver, mais criatividade, inovação e conhecimento do mercado ela vai ter.

Foco no resultado

Os mais jovens costumam se preocupar menos com carga horária e mais com produtividade e entrega de resultados. Use isso a seu favor e turbine os números da sua empresa com a dedicação desses profissionais.

Adaptável

Mudou o horário? Vai trocar de endereço? Precisa fazer uma alteração de última hora? Saiba que os millennials são os colaboradores com maior facilidade para lidar com mudanças dentro da empresa. Isso faz com que eles tenham menos problema para encarar um novo desafio e se motivem com mais facilidade.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

O líder deve acompanhar as mudanças

Se as empresas mudaram, a tecnologia mudou e os profissionais também, os líderes devem acompanhar esta tendência. Ser uma liderança de destaque exige novos comportamentos e ações, condizentes com o cenário corporativo atual.

Foi-se o tempo em que ser líder era apenas exercer a figura de chefe e “mandar” em todos. Esta figura virou um papel de suma importância e muito mais complexo do que antigamente. A boa notícia é que a liderança atual pede mais liberdade, o que dá espaço para mais criatividade e visão para este profissional.

Para ser um líder de destaque é necessário saber lidar com este “conflito” de gerações. São profissionais com diferentes perfis, mas que podem conviver super bem juntos e dar o melhor para a empresa se forem guiados por uma liderança que consiga extrair o melhor de cada um.

Isso é feito quando o líder percebe o que cada geração pode contribuir e a melhor forma de lidar com cada um. Independente da idade e tempo de carreira do líder, ele precisa ter um bom diálogo e conduzir a equipe de maneira uniforme, sempre respeitando e incentivando o desenvolvimento de cada um.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_empty_space][vc_single_image image=”1316″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][botao-wx posicao=”text-center” link_do_botao=”url:https%3A%2F%2Fimediattarh.com.br%2F|title:Conhe%C3%A7a%20o%20Grupo%20Imediatta|target:%20_blank|”][vc_empty_space][vc_column_text]

Liderança de millennials

Para conquistar essa geração é preciso que o líder compreenda como esses profissionais pensam, agem e trabalham. Ou seja, é preciso entender o que é um millennial para tirar o melhor dele.

Mas não pense que isso é um bicho de sete cabeças ou um trabalho de Hércules, é bem mais fácil do que parece.

O líder muitas vezes age como um verdadeiro técnico da equipe, posicionando as peças no “esquema tático” da empresa e dando a liberdade necessária para que o talento individual de cada um apareça. Quando falamos de millennials isso se torna mais importante, pois pode fazer a diferença para o sucesso ou fracasso do colaborador dentro da empresa.

Existem vários tipos de liderança de millennials, cada uma focada em um aspecto dessa geração. Veja mais sobre cada uma delas:

Liderança circular

Não existe “meu time”, e sim “nosso time”. Incluir-se dentro da equipe e colocar-se ao lado dos colaboradores deixa a liderança mais próxima para atender aos desejos de todos.

Isso gera uma sensação de pertencimento, algo que os mais jovens valorizam muito e retribuem com uma grande entrega e dedicação.

Liderança transformadora

Esse líder é aquele que incentiva, motiva e extrai o melhor de cada um dentro da equipe. Ele trabalha sempre para o desenvolvimento pessoal de cada um junto com o desempenho do time.

Um líder transformador ter um papel fundamental no moral e na confiança de todos. Isso é conseguido por meio da observação e diálogo aberto com todos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][vc_column_text]

A liderança de millennials pode ser mais difícil para aqueles que seguem uma linha mais tradicional. Para que essa parceria dê certo, e possa ser duradoura, é preciso entender e aceitar as diferenças. Esta é a melhor forma de acolher e desenvolver todo o potencial destes jovens trabalhadores.

E você já trabalha com millennials na sua empresa ou está pensando em contratar algum profissional dessa geração? Tenho certeza que depois de hoje vai ficar muito mais tranquilo ter jovens motivados e engajados em sua empresa.

Para ver mais dicas como essa acesse o nosso blog e confira outros artigos.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Compartilhar

A Imediatta RH está no mercado há 23 anos e vem progressivamente se destacando por oferecer soluções ideais na área de Recursos Humanos.

Rua Brigadeiro Franco, 3309 Rebouças
Curitiba - PR
Rua Duílio Calderari, 1949
Loja 03 - Jardim Paulista
Campina Grande do Sul - PR
Rua João Pessoa, Nº 617 Bairro América
Joinville - SC
0800 580 2794

imediatta@imediattarh.com.br