Blog

Estresse-no-trabalho

[vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_empty_space][vc_column_text]Um dos maiores males do mundo moderno é o estresse. Ele pode afetar não só a saúde do trabalhador, mas também todo o ambiente da empresa porque causa nervosismo, irritação e, consequentemente, desavenças entre os integrantes da corporação. Quando isso acontece, as relações ficam abaladas e a produtividade cai naturalmente.

Assim, é preciso que cada um de nós procure manter uma boa saúde física e mental para que as rotinas profissionais do nosso dia a dia não sofram um impacto negativo. Saiba como diminuir o estresse em cinco dicas infalíveis![/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”1186″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Faça exercícios e cuide da dieta

Os problemas de saúde normalmente começam quando a pessoa deixa de lado os cuidados pessoais porque está excessivamente preocupada só com o trabalho. Quando isso acontece, é difícil perceber que a saúde não anda bem, justamente por causa do foco total na profissão.

Em contrapartida, se a pessoa consegue estabelecer uma rotina que inclua exercícios físicos e uma dieta balanceada, ela se torna naturalmente mais resistente ao estresse. Ou seja, cuidar de si mesmo é um investimento porque, quanto melhor for a sua saúde, melhor você poderá desempenhar as suas funções profissionais.

 

Valorize uma boa noite de sono

Outra situação muito comum quando a pessoa entra em um ritmo sufocante de trabalho é a diminuição das horas de sono. Dormir pouco interfere diretamente na produtividade do trabalho e em todas as outras atividades diárias.

Isso acontece porque, com o cansaço, a criatividade, a concentração e a capacidade de resolver problemas sofrem uma queda gritante. Dessa forma, quanto mais descansada a pessoa estiver, mais condições físicas e mentais ela terá para enfrentar as responsabilidades do dia a dia.

 

Desenvolva a empatia e a tolerância

Relações de trabalho são baseadas no respeito. Sem essa premissa básica, é muito difícil construir um bom ambiente que faça com que os objetivos traçados pela empresa sejam atingidos.

Assim, o líder precisa saber comandar sem ser autoritário, justamente para evitar situações de conflito que podem se tornar insolúveis. Ter empatia e ser tolerante com os erros dos comandados também é uma atitude que ajuda a evitar o estresse.

 

Organize sua rotina de trabalho

Uma das maiores causas do estresse é a falta de organização no dia a dia de trabalho. Quando as tarefas se acumulam, toda a rotina fica sobrecarregada e isso invariavelmente provoca tensão pessoal e também com os companheiros de equipe.

Dessa forma, é essencial que o líder busque formas de organizar a rotina de trabalho. Não existe uma fórmula pré-estabelecida, o ideal é que você consiga atingir um patamar no qual possa concluir as tarefas no tempo estabelecido, evitando assim que elas se acumulem.

 

Mantenha uma atitude positiva

Sem ações que coloquem em prática os pensamentos idealizados, não existe boa vontade que resolva. Porém, quando o líder tem uma atitude positiva em relação ao enfrentamento de problemas, a confiança faz com que as soluções surjam mais rapidamente.

Trabalhar com esse tipo de perspectiva pode influenciar decisivamente no poder que você precisará colocar em prática para enfrentar os fatores que causam estresse. 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Compartilhar

A Imediatta RH está no mercado há 23 anos e vem progressivamente se destacando por oferecer soluções ideais na área de Recursos Humanos.

Rua Brigadeiro Franco, 3309 Rebouças
Curitiba - PR
Rua Duílio Calderari, 1949
Loja 03 - Jardim Paulista
Campina Grande do Sul - PR
Rua João Pessoa, Nº 617 Bairro América
Joinville - SC
0800 580 2794

imediatta@imediattarh.com.br