Blog

Dicas de como utilizar o Linkedin corretamente

O LinkedIn se tornou um grande aliado, tanto para as pessoas que estão buscando uma oportunidade no mercado de trabalho quanto para as empresas que estão oferecendo essas vagas. Por meio dele, os candidatos podem apresentar um perfil completo das qualificações, experiências profissionais e objetivos, o que torna mais rápido e simples o processo de seleção.
Hoje, a maioria das empresas usa o LinkedIn na hora de buscar novos funcionários. Entre as vantagens que essa plataforma virtual oferece está a comodidade de encontrar todas as informações que são necessárias para realizar o recrutamento de novos colaboradores.
Porém, apesar dessas facilidades, é necessário que o candidato tenha alguns cuidados tanto na hora de construir o currículo quanto no momento de se apresentar a uma possível contratante.
Confira algumas dicas de como utilizar o LinkedIn corretamente. 

Currículo virtual
A principal função do LinkedIn é servir de currículo virtual. Dessa maneira, ele deve reunir todas as informações referentes ao candidato.
Procure disponibilizar o máximo de subsídios, entre eles, a sua formação acadêmica, a experiência adquirida no mercado de trabalho, os cursos realizados e, também, um pouco da sua descrição como cidadão.

Clareza e profissionalismo
Quando você precisar entrar em contato com alguém por meio de uma mensagem inbox no LinkedIn, procure se apresentar de forma clara. O ideal é resumir as suas qualidades profissionais e informar qual é o seu objetivo profissional (o cargo pretendido ou três áreas nas quais você tem interesse).
Encare essa etapa como uma das fases da seleção de candidatos. Assim, se você conseguir deixar uma boa impressão nesse primeiro contato, o interesse na sua contratação pode aumentar.

Seja paciente
Quando você entrar em contato com alguém por meio da plataforma, tenha paciência. Nunca peça logo de cara o contato direto do recrutador da empresa para enviar e-mails, currículos, etc.
A sua maior carta de apresentação será o próprio perfil no LinkedIn, portanto, não existe nenhuma necessidade de enviar outras informações por e-mail, a não ser que a empresa solicite.

Escreva adequadamente
Os erros de português são muito comuns não só no LinkedIn, mas também em outras plataformas digitais e redes sociais. Poucas pessoas levam a ortografia em consideração quando estão construindo um currículo. O problema é que a pessoa que vai avaliar e escolher os candidatos pode relevar algumas incoerências, mas certamente vai levar em conta a fluência gramatical dos selecionados.
Procure escrever corretamente e, se possível, peça ou auxílio de algum profissional para revisar o seu texto. Em algumas ocasiões, uma vírgula mal colocada ou uma frase que seja escrita da maneira errada podem fazer a diferença entre você e outro candidato.

Use o LinkedIn profissionalmente
O LinkedIn é uma rede que foi criada para estabelecer contatos profissionais. Portanto, ele não é lugar para discussões ou qualquer outro tipo de manifestação pessoal (muito comum nas redes sociais).
Esse tipo de comportamento, inclusive, é levado em conta quando uma empresa vai selecionar um candidato. Assim, todos os contatos que você estabelecer na plataforma devem ser encarados como uma “entrevista de emprego”.

< Voltar