Blog

Quais os principais pontos que devem estar na sua avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta importante para todas as empresas. Seu objetivo, como o nome sugere, é avaliar diferentes questões do empreendimento. Se feita corretamente, ela pode ser decisiva para os negócios, já que algumas informações contidas nela, podem ser fundamentais para realizar mudanças.

Sendo assim, pode auxiliar na tomada de decisões e na definição e concretização de planejamentos e estratégias. Feita pelo setor de recursos humanos, ela ganhou ainda mais força, especialmente nas grandes companhias.

Mas, para que ela seja realmente proveitosa, descubra quais são os principais pontos que devem estar na sua avaliação de desempenho.

como avaliar desempenho equipe

Auto-Avaliação

Um dos principais pontos que devem estar na sua avaliação de desempenho é a auto-avaliação. Seu objetivo é que os colaboradores analisem sua própria atuação e também sua motivação com relação ao trabalho. Para que isso seja possível, é importante criar um clima de confiança na equipe. Somente dessa forma o profissional se sentirá seguro para ser 100% honesto. Aqui, também cabe tratar sobre as metas dele e a sua porcentagem de conclusão.

Atribuição de equipes e funcionários

Depois de ter as auto-avaliações em mãos, é preciso fazer uma análise do desempenho de cada um dos colaboradores e das equipes como um todo. Ao comparar os dois levantamentos, você poderá verificar os pontos fortes da companhia e o que precisa ser melhorado.

Atuação da gerência

Para que uma empresa funcione de forma eficiente, é fundamental que quem ocupa os principais cargos do negócio atue como verdadeiros líderes. E dentre as principais qualidades que eles devem ter, uma boa comunicação e a capacidade de motivar seus colaboradores são fundamentais. Para verificar se essas habilidades estão sendo utilizadas de forma eficaz, é preciso fazer uma avaliação de desempenho. Nela, pergunte aos seus colaboradores sobre suas posições, metas e objetivos singulares e coletivos. Se as respostas condizem com a realidade, a atuação da gerência vai bem. Caso contrário, é preciso aperfeiçoar a comunicação entre a equipe.

Treinamento dos colaboradores

A sua empresa oferece benefícios e treinamentos? Então eles também devem estar presentes na avaliação de desempenho. Para isso, é necessário saber se os funcionários se sentem apoiados e tem o suporte necessário para seguir crescendo e alavancando a carreira dentro da companhia. Com esse feedback, você poderá criar novos programas de incentivo, por exemplo.

Potencial para promoções

O objetivo aqui é verificar em que nível os colaboradores estão e se eles estão prontos para uma possível promoção. Se essa avaliação de desempenho for feita com certa regularidade, será mais fácil realizar as substituições de cargos quando for necessário. Afinal, você já saberá quem está melhor preparado para as novas responsabilidades.

< Voltar