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Como gerenciar os profissionais da geração Z?

O futuro da mão de obra nas empresas e a chamada Geração Z (jovens nascidos no século XXI). Essas pessoas, devido a tecnologia que têm a disposição, cresceram sendo muito bem preparadas para o mercado d e trabalho, diferentemente das gerações anteriores que não tiveram acesso a internet durante todo o período de amadurecimento pessoal e intelectual.

Os jovens da Geração Z nascidos em 2001, por exemplo, estão completando 18 anos em 2019. Nesse período, eles estão começando a assumir as obrigações sociais, como entrar em uma universidade, votar, dirigir, etc. Na Geração Z, as transações em dinheiro já não são tão comuns, pois os jovens costumam usar formas virtuais de pagamento, como o Apple Pay e o Venmo.

De maneira geral, a Geração Z pode ser um pouco mais difícil de ser comandada do que a anterior, que é chamada de Millennials (jovens nascidos entre 1980 e o ano 2000), mas terá uma performance muito maior.
Porém, será preciso muito esforço dos líderes das empresas para que os jovens se desenvolvam da maneira desejada. Afinal, o próprio fato de se concentrarem mais no mundo virtual faz com que eles não tenham muitas experiências com as pessoas de maneira direta, o que dificulta as relações pessoais. Isso acontece porque, ao viver em contato diário com smartphones, tablets e computadores, a Geração Z automaticamente têm pouco convívio com os problemas e dificuldades da vida real.

Confira algumas dicas que podem ajudar a gerenciar os profissionais da Geração Z.

Passe a mensagem verdadeira
Confiança é a base de um bom relacionamento no trabalho. Assim, sempre oriente de forma clara e objetiva, sem meias palavras.

Acelere o trabalho
A Geração Z nasceu em meio ao maior boom tecnológico da História da humanidade, portanto, não tenha medo de fazer com que eles sejam rápidos nas funções que vão exercer.

Seja firme
Como em qualquer situação de comando, é preciso ser educado, porém, firme. O jovem precisa entender que existe uma hierarquia de comando que deve ser respeitada.

Oriente
Mostrar o caminho que o funcionário deve seguir é a melhor maneira de fazer com que ele apresente o melhor rendimento possível. Assim, procure orientar o jovem, direcionando os esforços para que ele utilize todo o potencial a favor da empresa.

Contexto
Mostre claramente qual é a função do funcionário e como ele está inserido na hierarquia da empresa. Ele precisa ter noção do ambiente de trabalho e do que as pessoas esperam dele para que, assim, possa realizar as tarefas de acordo com a expectativa.

Preocupação com o cliente
Os jovens da Geração Z precisam ser orientados a respeitar o cliente. Como vivem em um universo pessoal que costuma ser muito independente, eles acabam trazendo essa característica “egocêntrica” para o trabalho. Assim, é preciso cobrar essa mudança de atitude diariamente para que ela se torne parte da personalidade do jovem.

Gerenciamento pessoal
Mostre ao jovem que ele pode encontrar por si próprio as soluções para os problemas da rotina de trabalho. Ao desenvolver essa característica de gerenciamento pessoal, o funcionário invariavelmente passará a render mais.

Obtenha o melhor do jovem a cada dia
A Geração Z tem muito a oferecer, pois o acesso a informação e ao conhecimento faz parte do dia a dia desses jovens. Justamente por esse motivo, o líder precisa buscar diariamente o aprimoramento desses funcionários.

Crie líderes
Por último, identifique o jovem mais adequado para se tornar um líder e procure prepará-lo para assumir essa função. É preciso que esse “candidato” saiba ouvir e tenha vontade de aprender, o que não são características tão fáceis de encontrar na Geração Z.

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