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Problemas que todo líder enfrenta e como solucionar.

O ato de liderar é uma característica muito especial que está presente em poucos trabalhadores. Afinal, ser um bom funcionário ou ter conhecimentos técnicos acima da média em uma determinada função não garantem que a pessoa será um líder eficiente.
Para liderar, o funcionário precisa enfrentar e resolver desafios diários. Confira alguns exemplos de problemas enfrentados por quem lidera e algumas formas de solucionar esses entraves muito comuns na rotina de uma empresa.

O papel da equipe
Liderar um equipe nem sempre é fácil. Os conflitos de personalidade são muito comuns em qualquer segmento de trabalho e cabe ao líder a maturidade para mediar essas situações. Nessas ocasiões, uma dica é primordial: manter sempre um bom relacionamento com todos os integrantes do grupo de trabalho. Afinal, se o comandado confia no líder, a solução fica muito mais perto de ser alcançada em qualquer situação.

Conflitos
O líder precisa ter habilidade para administrar e resolver os conflitos que surgem dentro da equipe. Esses problemas são parte da rotina de trabalho e quem está liderando tem a missão de mediar essas atribulações. O ideal é ser conciliador e procurar agir com tranquilidade para chegar a um consenso.

Problemas e soluções
Identificar os problemas e encontrar soluções é uma tarefa básica destinada aos líderes. Dentro desse processo, é preciso ter capacidade de analisar separadamente cada situação, antecipar o impacto que o problema pode trazer para a empresa como um todo e resolvê-lo.

Visão abrangente
O líder precisa desenvolver uma visão sistêmica que inclua o mercado, os concorrentes e como as variáveis internas e externas causam impacto dentro da empresa. Enxergando a longo prazo, as situações emergenciais ficam mais claras e fáceis de serem combatidas.

Ouvir
O líder não deve ficar isolado e pensar somente por si. Ouvir os comandados é essencial para construir uma relação de confiança entre os integrantes da equipe e, também, para solucionar problemas mais facilmente.

Capacidade de adaptação
O líder precisa ter flexibilidade para se adaptar aos cenários que se apresentam em um momento de crise. Essencialmente, é fundamental ter uma atitude positiva mesmo em situações críticas. Manter a motivação e a confiança dos comandados é o primeiro passo para resolver qualquer tipo de problema.

Relação pessoal
Os líderes precisam aprimorar constantemente as competências comportamentais e interpessoais. Afinal, não basta ter conhecimento técnico para resolver os problemas da empresa. É necessário saber passar essas informações aos comandados de maneira equilibrada, com que eles se sintam valorizados.
Saber a forma correta de se relacionar com os integrantes da equipe, aliás, talvez seja o grande desafio do líder. Sem esse “timing”, nenhuma atitude será acatada e vista como benéfica para todos.

Valorize os comandados
Delegar poderes dentro de uma equipe é uma forma de valorizar os trabalhadores e também de dividir as responsabilidades. Dar um pouco de autonomia a determinados funcionários para que cuidem do bom andamento do trabalho pode fazer com que esses comandados, inclusive, se tornem líderes no futuro.

Conhecimento
Problemas são solucionados com conhecimento. Quanto mais os líderes e também os comandados estiverem preparados, mais rapidamente eles conseguirão resolver as dificuldades que aparecem no dia a dia.
Assim, oferecer cursos de capacitação, de atualização, de gestão interpessoal ou fazer com que os trabalhadores participem de eventos, feiras e congressos é fundamental. Liderar é levar um grupo (e consequentemente uma empresa) a resultados melhores, mas de forma conjunta.

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