Blog

Como recrutar bons profissionais na área de tecnologia

Recrutar bons profissionais da área de tecnologia, assim como em qualquer outro segmento de trabalho, pode se tornar um grande desafio. Atualmente, existem cada vez mais especialistas no mercado porque a demanda por esse tipo de serviço cresceu bastante nos últimos anos. Porém, é necessário avaliar muito bem se os candidatos têm a formação e a experiência necessárias para assumir o cargo.
Reunimos algumas dicas que podem ajudar na hora de recrutar profissionais da área de tecnologia durante o processo de seleção.

Experiência
Um dos requisitos básicos para esse tipo de função é a experiência no ramo. Afinal, é desse background que vem a rapidez para resolver os problemas que certamente aparecerão durante o exercício do trabalho.

Iniciantes
Saber identificar um talento logo no início da trajetória do profissional pode ser um grande trunfo para a empresa. Assim, quando o candidato estiver iniciando no ramo, avalie alguns aspectos que podem traçar um perfil desse trabalhador.
Procure saber quais foram os projetos desenvolvidos pelo candidato durante a faculdade, os estágios dos quais ele participou e em quais pesquisas ele se envolveu, por exemplo.

Referências
Sempre que for possível, procure saber a opinião das pessoas que trabalharam ou que chefiaram o candidato. Essas percepções podem ser muito úteis na hora de definir o escolhido para a vaga.

Teste técnico
O conhecimento técnico é essencial para um profissional da área de tecnologia. Aplique um teste baseado especificamente nos problemas que o candidato encontrará no serviço diário na empresa. Assim, é possível perceber claramente se o profissional apresenta o perfil desejado para exercer a função.

Ouça as opiniões da equipe de TI
Ninguém entende melhor os requisitos de uma função do que os funcionários que exercem esse trabalho diariamente. Portanto, permita que a equipe de TI também avalie os candidatos.

Procure indicações
Procure conversar com os profissionais da área para saber se algum trabalhador está disponível no mercado. Dessa forma, a possibilidade de acerto na escolha aumenta sensivelmente.
Você pode, inclusive, formalizar esse tipo de atitude dentro da equipe da empresa, dando liberdade para que os funcionários indiquem possíveis profissionais. Monte um banco com os dados dessas pessoas para que, quando for preciso, a busca por um candidato que tenha o perfil necessário para a vaga seja mais rápida.

Trabalho em equipe
A capacidade de trabalhar em equipe é essencial para um profissional de TI. Durante a avaliação do candidato, procure prestar muita atenção na forma com que ele se envolve com os outros funcionários na hora de executar uma tarefa.

Flexibilidade
Para trabalhar na área de tecnologia, o profissional precisa ter flexibilidade para lidar com cenários diferentes dentro da função exercida. Entre outras características, o candidato tem que ser dinâmico e encarar os problemas como uma parte natural do trabalho diário. Na hora da seleção, saiba identificar essas qualidades.

Existem muitos outros aspectos que precisam ser avaliados na hora de contratar um novo profissional da área de tecnologia. Porém, seguindo essas dicas, é possível traçar um perfil de um possível funcionário que tenha mais compatibilidade com os valores e necessidades da empresa.

< Voltar