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10 coisas que prejudicam a imagem da sua empresa perante os clientes

Com o mercado cada vez mais competitivo, os empresários tentam de inúmeras formas chamar a atenção de novos clientes. Entretanto, muitos deles acabam esquecendo que também é importante trabalhar para manter a clientela que esses negócios já possuem. Pensando nisso, separamos alguns exemplos de coisas que prejudicam a imagem da sua empresa, fazendo com que ela perca credibilidade e, consequentemente, dinheiro.

Má qualidade
Ter um produto ou serviço de má qualidade é uma das primeiras coisas que prejudicam a imagem da sua empresa. Pois dessa forma, os clientes provavelmente passarão a buscar os seus concorrentes. Sem falar que, de acordo com Philip Kotler, especialista em marketing, uma pessoa insatisfeita fala de sua experiência para outras 11 pessoas.

Não dar atenção a queixas e reclamações
Outro fator importante que pode frustrar seus clientes é não dar atenção a suas queixas. Ainda segundo Philip Kotler, a clientela que está muito insatisfeita com os serviços de uma empresa e faz uma reclamação, deseja continuar adquirindo os produtos da companhia. Por isso, sempre dê atenção e trabalhe para melhorar os problemas apontados por essa parcela dos clientes.

Alta rotatividade de funcionários
Especialmente se o seu negócio for prestador de serviços, a alta rotatividade de funcionários é uma das coisas que prejudicam a imagem da sua empresa. Pois, os clientes acabam vendo esse fato como uma demonstração da queda de qualidade dos serviços. Sem falar que, em boa parte das vezes, seu negócio realmente acaba perdendo profissionais qualificados e experientes.

Falta de cuidado com as redes sociais
As redes sociais são grandes aliadas do marketing digital. Porém, quando usadas de forma inadequada, podem trazer sérios problemas para o negócio. Existem inúmeros cases de empresas que acabaram errando na publicação de textos e imagens e sofreram para voltar a ter credibilidade. Por isso, é sempre importante ter uma comunicação bem planejada, tendo discernimento, bom gosto e seriedade como premissas.

Falta de humildade
Esse problema geralmente afeta negócios de médio e grande porte que, por já terem um lugar de maior destaque no mercado, se esquecem da importância da humildade. Afinal, erros sempre irão acontecer, mas a forma como a empresa lida com isso é que traz um diferencial positivo ou negativo para a companhia.

Perda de confiança
Apesar de ser normal a ocorrência de erros, quando isso se torna frequente, o cliente acaba perdendo a confiança no produto ou serviço prestado. Dessa forma, há uma queda na reputação que pode não só prejudicar as vendas, mas também a realização de futuras parcerias.

Falta de liderança
Uma das muitas coisas que podem acontecer com um negócio que não tem liderança é a corrupção. Por isso, apesar de muitas vezes não conseguir ser notada diretamente pelo cliente, a falta de comando provoca muitos outros problemas que prejudicam a imagem da empresa.

Falta de conexão com o público
A falta de conexão com seus clientes é uma das coisas que mais podem prejudicar uma grande empresa. Afinal, quando a busca pelo poder se torna mais importante do que a satisfação da clientela, as companhias se tornam autoritárias e, muitas vezes, são vistas como limitadas.

Não pensar na comunidade
Ao se tornarem egoístas, os líderes das empresas se esquecem que o negócio faz parte de uma comunidade que deve ser respeitada. Em muitos casos, a chefia acredita até que não há problemas em ir contra a lei. Afinal, seu único objetivo é atingir desempenhos, sem se preocupar com os resultados de suas ações.

Falta de feedback interno
Pode até não parecer, mas uma empresa que não tem o costume de dar um feedback para seus colaboradores, também sofre para manter uma boa reputação perante os clientes. Isso acontece porque, ao ter um ambiente de trabalho ruim, os colaboradores acabam não conseguindo manter uma boa atuação. Consequentemente, os produtos e serviços que chegam aos clientes também são prejudicados.

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