Blog

Como resolver problemas de alta rotatividade de colaboradores na sua empresa.

A rotatividade dos colaboradores é um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas, atualmente. O problema é que, nessas situações, o desligamento de funcionários e a necessidade de substituí-los rapidamente pode gerar prejuízos, afinal, o processo de recrutamento envolve tempo e dinheiro na análise de candidatos, na avaliação de currículos. Na sequência, após a escolher o profissional adequado, ainda é preciso treinar e adequar o novo colaborador aos processos da empresa.

Entre os principais motivos que levam um trabalhador a mudar de ares estão: receber uma proposta de trabalho melhor, insatisfação com as atividades que desenvolvia, vontade de mudar de carreira ou de área de atuação e insatisfação com o salário.

Confira algumas atitudes que o gestor pode tomar e que ajudam a construir um ambiente que retenha os talentos da sua empresa.

Plano de carreira

Ofereça um plano de carreira ao seu funcionário. Normalmente, os profissionais mais talentosos e criativos não gostam de permanecer muito tempo no mesmo cargo. Assim, a saída de um colaborador pode ser por causa de uma proposta de trabalho melhor que permite, justamente,  um plano de carreira.

Ofereça benefícios atraentes

Atualmente, só o salário já não é mais garantia de estabilidade de um colaborador. É preciso oferecer mais. Entre os benefícios mais valorizados pelo trabalhador estão a assistência médica, a participação nos lucros, os vales alimentação e refeição e a bonificação por desempenho.

Ofereça um salário atrativo

A remuneração, obviamente, é talvez o principal fator que faz com que o colaborador permaneça na empresa. Monitore permanentemente os salários oferecidos pelo mercado, pois, assim, é possível manter a competitividade. Uma boa opção é contratar o colaborador oferecendo um salário inicial e reajustar esse valor após o período de experiência de 90 dias. Dessa forma, o colaborador vai trabalhar com motivação, pois sabe que terá um aumento se for efetivado no cargo.

Invista no treinamento dos colaboradores

Quanto mais bem preparado for o funcionário, melhor ele desempenhará suas funções e, dessa forma, mais confiança ele terá na sua importância para empresa. O Grupo Imediatta possui programas de treinamento motivacional que podem ajudar a corporação a manter o nível de atuação dos colaboradores e, consequentemente, diminuir a alta rotatividade.

Garanta um bom ambiente de trabalho

Muitas vezes, acima do valor do salário, por exemplo, um bom ambiente de trabalho pode fazer toda a diferença para que um profissional permaneça em um emprego. Procure mostrar a importância que o colaborador tem para a organização e fomente o respeito entre todos os integrantes da equipe.

Ouça a opinião dos colaboradores

Permita que os funcionários opinem nas reuniões da empresa. Isso faz com que eles sintam que realmente fazem parte da corporação. Esse tipo de relacionamento direto é mais fácil em uma empresa de porte médio ou pequeno, por causa da maior proximidade na relação entre colaboradores e diretores. Quando os funcionários participam mais das decisões estratégicas, a sensação de pertencimento aumenta.

A Grupo Imediatta oferece soluções ideais na área de recursos humanos e terceirização. Com base em nossos treinamentos e orientações, é possível minimizar o problema da alta rotatividade de colaboradores. Entre em contato conosco.

< Voltar