Blog

Dicas valiosas para retenção de talentos.

A gestão de talentos é uma das principais tendências da área de Recursos Humanos. Isso se deve, principalmente porque, além de ser mais simples manter um profissional talentoso do que encontrar um novo, a alta rotatividade dentro de uma empresa é custosa. Ou seja, a retenção de talentos é muito mais vantajosa economicamente. Mas, qual é o perfil desse colaborador? Segundo Jack Welch, um dos principais CEOs do mundo, esse funcionário combina duas características muito importantes: identificação com os valores da companhia e alto desempenho.

Apesar de ser uma tarefa tão fundamental para a maioria dos negócios atualmente, muitos ainda sentem dificuldades nesse quesito. Prova disso, são os dados da HayGroup, que apontam que 64% das empresas encontram diversos obstáculos para manter seus talentos. Se a sua companhia se enquadra nessa porcentagem, separamos algumas dicas que devem ajudar a solucionar essa questão.

Valorize os talentos

Se engana quem ainda acredita que a maioria dos funcionários troca de emprego visando apenas um salário maior. Na verdade, todos tem planos e quando eles são frustrados, a probabilidade dos profissionais buscarem novos horizontes é maior. Por isso, se o objetivo de sua empresa é a retenção de talentos, é preciso valorizar esse colaborador, levando em consideração suas ideias e ambições.

Dê oportunidade

É importante que cada profissional tenha um plano de carreira traçado. Pois, a partir dele, a empresa pode oferecer oportunidades de crescimento e de promoções. Além disso, também incentive seus colaboradores a seguirem aprendendo e se atualizando. Uma das maiores contribuições que eles podem trazer para o negócio, está relacionado ao seu potencial intelectual. Por isso, a qualificação é tão importante.

Mantenha um ambiente de trabalho agradável

Muitas empresas grandes, como o Google, tem investido intensamente nesse quesito. Afinal, quanto melhor for o ambiente, mais felizes os funcionários estarão. Consequentemente, há um aumento em sua produtividade. Para isso, é possível implantar áreas de lazer, com sinuca e videogame, por exemplo. Além disso, é importante incentivar a saúde dos colaboradores, criando parcerias com academias, massoterapeutas, entre outros.

Estimule a troca de experiências

Cada membro da equipe tem uma vivência diferente e, por isso, pode ensinar algo para o outro. Por isso, é fundamental que exista uma troca de experiências entre todos os colaboradores. Um exemplo disso é a comparação entre um talento mais jovem e um que já está na empresa há algum tempo. É claro que os mais velhos tem uma bagagem maior. Entretanto, dependendo da área, os mais novos normalmente têm maior facilidade para aprender e se adaptar às novas tecnologias. Portanto, ao ter um staff diversificado, todos se tornam profissionais melhores e mais completos.

< Voltar